sábado, 13 de agosto de 2022

São Fidélis investiga cinco casos suspeitos de varíola dos macacos



Vigilância em Saúde do município de São Fidélis informou nesta sexta-feira (12) que cinco casos suspeitos de varíola dos macacos são investigados pelas autoridades em saúde. Após exames clínicos feitos pelo Laboratório Central Noel Nutels (Lacen RJ), na capital, três suspeitas da doença foram descartadas. Outros dos dois casos estão sob análises. De acordo com o órgão de saúde da cidade, ninguém precisou ser internado em hospital, mas cumpre-se isolamento domiciliar.

Nas últimas semanas, casos de varíola dos macacos foram confirmados nos municípios de Campos dos Goytacazes e Itaperuna. A Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna notificou o primeiro caso da doença no dia 27 de julho. O paciente é um homem jovem e esteve recentemente em viagem. Ele não precisou de internação e se recupera bem.

Já em Campos, a Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), confirmou dois casos de varíola dos macacos no início deste mês, depois de exames laboratoriais realizados no Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels. Um paciente foi internado em leito de isolamento do Setor de Doenças Infecto Parasitárias no Hospital Ferreira Machado (HFM), no dia 2. O outro paciente com a doença estava em vigilância domiciliar.