A imersão dos alunos da rede pública municipal no aprendizado da Língua Inglesa já é realidade em São João Barra. O Centro Municipal de Educação Avançada (Cmea) de Grussaí desenvolve um projeto piloto de ensino bilíngue, iniciado em julho. O município, que abre suas portas para o mundo por meio das atividades portuárias, possibilita que as crianças tenham o primeiro contato com o idioma universal ainda na educação básica, mesmo que não seja uma obrigação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A projeção da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) é estender o projeto para todas as unidades escolares.
Nesta primeira etapa, foram contempladas 12 turmas do turno da tarde do Cmea, totalizando 275 alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º Ano. Os conteúdos trabalhados são baseados no currículo mínimo do município, além de explorar datas comemorativas e assuntos relacionados a todas as disciplinas. Secretária de Educação e Cultura do município, Angélica Rodrigues salienta que o êxito do projeto piloto fará com que outras unidades passem a oferecer o ensino bilíngue:
— A implantação de uma proposta de ensino bilíngue em uma rede pública de educação municipal é motivo de orgulho e nos faz acreditar cada vez mais nos avanços educacionais. Estamos trabalhando para que este projeto piloto alcance patamares exitosos e esta experiência possa chegar a outras unidades de ensino de nosso município.
Coordenadora de Língua Inglesa da Semec e responsável pela elaboração do conteúdo trabalhado, Lilian Siqueira da Silva Miranda explica que o ensino bilíngue não é um curso de inglês. Nessa modalidade, o idioma se integra ao aprendizado de outras disciplinas do currículo tradicional, como Matemática, História, Geografia e Ciências.
Para envolver o aluno na temática, o projeto está sendo desenvolvido a partir dos aspectos do dia a dia e coisas familiares. Música, artes, jogos e brincadeiras são as ferramentas, além do material didático, para que a aquisição da nova língua aconteça em ambientes nos quais a criança aprende e desenvolve suas habilidades de forma natural. “O ensino do idioma ocorre de forma mais imersiva, com maior contato do estudante com a língua estrangeira, de maneira contínua e não apenas focada na mecânica estrutural da língua. As aulas acontecem duas vezes na semana, dentro do horário normal de aula, com carga horária semanal de duas horas”, salientou Lilian Miranda.
Professora de Língua Inglesa do Cemea, Isabel Christina Azevedo contou que encarou como um desafio trabalhar o conteúdo para crianças ainda no primeiro segmento do Ensino Fundamental. Contudo, destaca que se surpreendeu com a forma com a qual os pequenos alunos se comprometeram nesse processo de aprendizado: “Eles foram muito receptivos à nova língua e por estarem sendo alfabetizados, facilita o processo introdutório do inglês”.