(Foto: Antônio Cruz | Agência Brasil) |
O Brasil recebe nesta segunda-feira (22) o coração de D. Pedro I, que será exposto no Palácio do Itamaraty, em Brasília, como ponto alto das comemorações oficiais do Bicentenário da Independência.
O coração está em exposição no salão nobre da igreja Irmandade da Lapa, em Porto, até este domingo (21). A previsão é que o órgão deixe o local na noite de hoje
O Bicentenário da Independência também servirá para a realização de grandes manifestações de apoio ao presidente Jair Bolsonaro e seu projeto de reeleição. Mantido em um pote de vidro, imerso numa substância dourada, o coração será recebido no Palácio do Planalto com honras de chefe de Estado, com salvas de canhão e escoltado pelos Dragões da Independência; depois, ficará em exposição pública no Palácio do Itamaraty.
Após as comemoração pelos 200 anos da Independência do Brasil, o órgão ficará exposto novamente no mesmo local, nos dias 10 e 11 de setembro, quando estará de volta a Portugal. O transporte será feito pela Força Aérea Brasileira (FAB) e foi autorizado por Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto. Essa é a primeira vez que o coração de D. Pedro I voltará ao Brasil desde sua morte, em 1834.