Com 4 meses e meio de governo, a prefeita Carla Caputi vem conseguindo bons resultados à frente da administração de São João da Barra, com destaque para algumas ações as quais favorecem sobremaneira a vida da população – sejam moradores nativos, ou aqueles que dividem moradia entre Campos e as praias sanjoanenses.
Desnecessário repetir que em 2021 foi exaustivamente publicado pelo Terceira Via, por esta página em particular e por quase todos os veículos, aspectos precários, ressalvando-se, contudo, que com a implementação de medidas simples, poderiam facilmente serem revertidos.
O resultado equivale a uma espécie de efeito dominó: praias bem cuidadas atraem veranistas, aumentam o número de moradores e aquecem os diferentes setores da economia. Em sentido contrário, carência de estrutura afugenta, o dinheiro deixa de circular e todos saem perdendo.
Iluminação – Merece destaque, face à relevância que enseja, a reposição de lâmpadas queimadas que a administração de SJB tem realizado. Pode parecer pouca coisa, mas não é.
Em Grussaí, Atafona e Chapéu de Sol – bem como a sede do município – o trabalho de iluminação pública vem sendo constante, o que representa tranquilidade e segurança para o morador.
Ruas claras, além da sensação de bem estar, oferecem um visual sobremaneira atraente. Exemplo é que se vê no Balneário de Atafona. Iluminado em toda sua extensão, valoriza a beleza daquela que é uma das mais belas paisagens do litoral de SJB.
Festejos, obras e cuidados
Num breve resumo que recua ao início da presente administração, a prefeita Carla Caputi marcou ponto com o sucesso alcançado na retomada da tradicional festa de Nossa Senhora da Penha, em Atafona, que reuniu milhares de pessoas.
Depois, veio a programação festiva do aniversário de 172 anos da cidade, também marcada pelo êxito da organização e grande público.
Com uma série de shows e festas típicas, a Prefeitura colocou em prática ampla agenda religiosa, cultural e esportiva, no maior Circuito Junino realizado pelo município. Tudo isso, sem prejuízo dos diversificados eventos que acontecem semanalmente, durante todo o ano, no Balneário, sempre com excelente público.
Vale ressalvar, pela primeira vez que a Praia do Açu foi contemplada com as festas juninas – destaque para o festival de quadrilha – iniciativa bastante comemorada pela comunidade.
Obras importantes – Citando apenas algumas medidas de alcance, o executivo municipal está concluindo importante obra na Av. João Batista da Silva (rua da Caixa d’água), que inclui a construção de sumidouro no início das duas pistas – no pequeno trevo – para que a água ali acumulada em épocas de chuvas seja escoada para o valão. Assim, põe fim a um problema que afeta os moradores da área, pedestres e motoristas.
Também as calçadas estão sendo refeitas de forma padronizada, o que beneficia as pessoas que por ali transitam regularmente – particularmente os idosos – eliminando as irregularidades e os buracos. A restauração inclui, ainda, projeto de asfaltamento das duas pistas.
Orla – Além de melhor iluminada em toda a extensão de Grussaí a Atafona, a beira-mar onde estão as dunas tem sido constantemente desobstruída, ‘livrando’ o asfalto da areia e permitindo que os carros transitem com facilidade.
Mesmo nesta época de ‘meio inverno’ e muito vento, o movimento nas praias tem sido relativamente intenso, particularmente nos fins de semana. Logo, o trabalho do executivo em não deixar que o acúmulo de areia dificulte a passagem dos veículos é um cuidado relativamente simples, porém importante para o movimento dos restaurantes e bares da área, bem como do bem estar dos moradores e veranistas.
Seria muito bem vindo que a Prefeitura também cuidasse de aplainar as ruas e tapar os buracos – o que, da mesma forma, traria mais gente para as praias, resultando em novos investimentos e maior volume de dinheiro circulando no município.
Presente e futuro
Por fim, a prefeita Carla Caputi está apenas no começo de governo. Um bom começo – diga-se. Recebeu a prefeitura com R$ 260 milhões em caixa e o Porto do Açu abre um leque enorme de possibilidades.
Logo, a expectativa é que, como mandatária, siga com as boas ações que vem colocando em prática nesta fase inicial; que amplie as realizações e resolva os problemas – que nem são tão difíceis assim – que afligem os moradores.
Dessa forma, terá o reconhecimento da população e será uma política de elevada estatura.
Fonte: Terceira Via