terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Natal Imperial trouxe impacto positivo para a economia da cidade


O Natal Imperial, que teve abertura na última quinta-feira (02/12), já trouxe impacto positivo para a economia da cidade. Bastou um fim de semana para o comércio local começar a perceber um aumento das vendas. A Associação da Rua Teresa (Arte), por exemplo, informou que o movimento no polo de moda aumentou 15% na comparação com fim de semana anterior. E a expectativa é alta para este mês.


"Muitos turistas e visitantes que estavam na cidade para acompanhar as atividades do Natal Imperial aproveitaram para conhecer a Rua. A expectativa é que, com a aproximação do Natal, as vendas melhorem gradativamente. A Rua recebeu uma atenção especial da Fecomércio RJ com decoração de Natal e está funcionamento com horários especiais durante o mês de dezembro. O objetivo é proporcionar aos consumidores mais conforto para as compras", destacou a presidente da Arte, Denise Fiorini.


A Associação acredita que vai conseguir um aumento de 20% nas vendas em relação ao ano passado e, para isso, preparou uma decoração especial para a Rua Teresa, para que os clientes possam experimentar uma experiência além da compra e tirar fotos nos cenários montados em parceria com o Sesc Rio, Sicomércio Petrópolis (Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis) e Fecomércio (Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ). Outra estratégia foi a ampliação do horário de funcionamento das lojas em dezembro: de segunda a sexta, de 09h às 18h, e aos sábados, de 09h às 19h - aos domingos, os lojistas podem determinar melhor horário para atender a demanda dos clientes.



Feirinha de Itaipava

Na Feirinha de Itaipava, a expectativa é similar: aumentar o público ao longo do mês de dezembro, principalmente mais perto da data festiva. A administração do local acredita que movimento deve subir para nove mil a 10 mil pessoas a cada dia de fim semana - normalmente, o público é cinco mil a seis mil pessoas.

"A expectativa é que esses eventos agreguem valor e tragam público, estamos apostando bastante nisso. Tanto que alguns stands já começaram hoje (segunda-feira) a funcionar todos os dias e, até o dia 15, mais stands vão passar a ficar abertos direto", diz o administrador da Feirinha, Sérgio G-Tão.

O horário de funcionamento é de 10h às 19h e só não haverá vendas no local nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro.


Atrações do Natal Imperial ao longo da semana

Esse movimento também se reflete em outros setores, que também ficam cheios, como a rede hoteleira e gastronomia. A prefeitura estima que o Natal Imperial, junto com as atrações promovidas pelo Sesc, vão injetar mais de R$ 200 milhões na cidade nos 39 dias do evento.

O Natal Imperial segue até o dia nove de janeiro com programação gratuita. Entre as atrações permanentes estão o acendimento de luzes na Vila Imperial (Praça da Liberdade), diariamente às 18h; o Túnel de Luz na Rua 16 de Março, acionada a cada meia hora entre 19h30 e 21h30; a Casa do Papai Noel e o espaço Claro Metaverso, ambos no Palácio Sérgio Fadel (sede da prefeitura), de terça a domingo.


Ao longo desta semana, estão previstas oficinas no Centro de Cultura Raul de Leoni, a Caravana Natalina (que passa de forma itinerante por diversos bairros), apresentação dos Canarinhos de Petrópolis e shows com Daniel Pellegrini, Sambalaço, Tribo de Gonzaga, da Orquestra Escola, Concerto Duo Querubim, Thales Gabrig, da Orquestra Sinfônica Brasileira, Letícia Laranja, do Coral a Igreja Lutherana, Rafa Rodrigues & Marcelo Berner, Jota Castilho, Gargamel DK, Gus Monsanto, Felipe Depoli Quarteto, Walter Jr., Amanda & Matheus, Concreto Humano e um tributo a Bon Jovi.

O Natal Sesc também tem uma série de atrações no fim de semana no Parque Municipal de Itaipava, com destaque para o show de Toni Garrido no sábado (11), 21h.


Os horários e os locais das atrações podem ser conferidos no site oficial do Natal Imperial (www.natalimperial.com.br).