quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Vendas de Natal aumentam em 40% no comércio de Petrópolis


Mesmo após uma Black Friday mais morna do que o esperado e a chegada de uma nova variante do coronavírus, o aumento gradativo do movimento no comércio neste ano anima o setor. Representantes de lojas estão otimistas em relação à demanda para o Natal, que já, desde o último sábado (18), Petrópolis registra aumento de 40% no fluxo de pessoas circulando pelas principais vias de comércio, como a Rua do Imperador e a Rua Teresa, ambas localizadas no Centro Histórico. Com o avanço da vacinação – até o momento Petrópolis tem 92,51% da população com pelo menos uma dose e quase 84% das pessoas maiores de 12 anos com duas doses ou dose única – e com os setores funcionando normalmente, a estimativa para este ano é que as vendas cresçam entre 10% e 15% em relação a 2020, quando os consumidores utilizaram os meios digitais para a escolha dos presentes.


“Embora o mês tenha começado com número de vendas abaixo do esperado, desde o último sábado notamos um aumento considerável no fluxo de pessoas circulando nas ruas de comércio de Petrópolis e, no inicio desta semana, essa movimentação cresceu ainda mais. A expectativa é muito boa para os próximos três dias que antecedem o Natal”, disse Marcelo Fiorini, presidente Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio).

De acordo com Denise Fiorini, presidente da Associação da Rua Teresa (ARTE), o fluxo de pessoas na Rua Teresa também aumentou significativamente nesta última semana. “Acreditamos em um aumento tímido nas vendas, na comparação com 2020, pois a inflação impactou muitos setores econômicos. Houve aumento no valor dos alimentos, na energia elétrica, no gás, por exemplo. As famílias estão ainda passando por um período difícil, mas percebemos a intenção de presentear dos consumidores”, disse Denise, acrescentando que “ o pagamento da segunda parcela do 13° salário no dia 20 de dezembro sempre impulsiona as compras nos dias que antecedem o Natal”.


Inflação

O presidente do Sicomércio destaca também que, apesar do Natal ser considerado uma das melhores datas do ano para o comércio, em 2021 o conjunto formado por alta nos preços, inflação, entre outros, deve impactar as vendas neste período – o que justifica a expectativa tímida de entre 10% e 15% de aumento.

“Estamos ainda no final de uma pandemia e o cenário não é dos mais favoráveis, no entanto, mesmo assim, acreditamos que as vendas devem crescer entre 10% e 15% este ano. O que temos identificado é que as pessoas querem comprar presentes, porém, este ano, elas estão mais tímidas com os gastos, optando por produtos de menor valor”, acrescentou Marcelo.

Tempo firme ajuda

Ainda de acordo com Fiorini, o tempo firme com céu azul e ensolarado tem contribuído para o aumento nas vendas do varejo na cidade, que concentra a maioria dos estabelecimentos no comércio de rua. “O comércio de rua, em especial, sempre sofre com a mudança de clima, que também provoca engarrafamentos e barreiras em algumas áreas da cidade, desanimando ainda mais o consumidor a ir às compras. Por isso, os dias de sol ajudam muito para que o petropolitano saia de casa e venha até o comércio realizar sua compra”, frisou.

Os primeiros dias da estação mais chuvosa da Região Sudeste estão sendo marcados por calor e tempo aberto. Segundo o Climatempo – site especializado em previsões meteorológicas, os próximos dias continuarão sendo de sol e muito calor durante na maior parte do dia – que engloba o horário de funcionamento do comércio em Petrópolis. No entanto, há possibilidade de pancadas de chuva moderada a forte, de forma isolada nos períodos da noite. As temperaturas podem chegar a 30°C.

Horário de funcionamento

As lojas dos polos de moda da Rua Teresa e adjacências, Rua 16 de Março e Rua do Imperador estão autorizadas a funcionar em horários especiais durante o mês de dezembro. Cada lojista pode optar por manter o estabelecimento aberto entre 8h e 22h, desde que atendendo as determinações trabalhistas, como pagamento de horas extras.