quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Carla Machado se encontra com Governador do Rio pra pedir conclusão da ponte da integração


A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, se reuniu com o governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e sua equipe para pedir, mais uma vez, pela conclusão da ponte Integração, que irá ligar São João da Barra a São Francisco de Itabapoana. A conclusão da obra é aguardada por quase 40 anos.

"O relatório que entregamos ao governador consta a grande importância dessa obra de infraestrutura para nossa região. A não conclusão da ponte, além de não contribuir para o desenvolvimento econômico regional, representa desperdício de dinheiro público e um dano ambiental já gerado, já que por duas vezes, essas obras interferem no curso natural do nosso sofrido rio Paraiba do Sul", informou Carla Machado.

A prefeita destacou ainda que são quase 40 anos de espera. "Nossas comunidades aguardam esperançosas há quase 40 anos essa ponte, que teve os pilares da primeira cravados em 1981. A obra à época era uma luta do deputado Alair Ferreira, com o objetivo de integrar o antigo sertão (SFI) à sede do nosso município (SJB). Fiquei muito feliz com a fala do governador que garantiu a todos a sua intenção e esforço para a conclusão da ponte, colocando- a como prioridade", comentou.

A reunião foi promovida pelo Partido Progressista (PP), através dos deputados federais Christino Áureo e Luizinho.

Nos anos de 1980 foram instalados os primeiros pilares da ponte, então batizada como João Figueiredo. Posteriormente, esses pilares foram descartados. A não conclusão da ponte foi fator preponderante para emancipação do antigo sertão de São João da Barra, que, desde 1997, é o município de São Francisco de Itabapoana.

Em 2014, novos pilares foram instalados e o prazo inicial para a conclusão da obra da ponte, agora batizada de Integração, foi de um ano, o que não aconteceu.

Pelo lado de São João da Barra, a estrutura está compreendida entre a intersecção com a BR 356, próximo ao trevo do Açu, em São João da Barra e a RJ 194, na localidade de Campo Novo, em SFI.










Fonte: Folha da Manhã