Mesmo com barreira sanitária e outras medidas restritivas para evitar a propagação da Covid-19, a praia de Farol de São Thomé, em Campos, ficou lotada. Imagens que circulam em redes sociais mostram pessoas aglomeradas na orla da praia, principalmente no período da noite.
Além do desrepeito ao distanciamento social, preconizado neste período de pandemia, muitas pessoas não usavam máscara de proteção, como é recomendado pelos órgãos de Saúde, e até uma briga entre dois homens e duas mulheres foi flagrada.
A equipe de reportagem questionou a Prefeitura de Campos sobre a fiscalização na orla e aguarda um posicionamento.
Na última terça-feira (12), a Prefeitura chegou a decretar novas medidas restritivas para coibir as aglomerações em Farol. Dentre elas, foi implantada a Barreira Sanitária na entrada da praia campista para medição de temperatura, medidas educativas e adoção de vigilância (informação sobre locais de testes e atendimento). Além disso, segundo o decreto, o acesso à praia será restrito nos finais de semana (sextas, sábados e domingos), exceto para moradores mediante comprovante de residência ou visitantes que apresentarem teste para o Covid negativo nos últimos 14 dias, ou com imunidade para o vírus (IgM negativo e IgG positivo).
Devido ao aumento de casos e à ocupação de leitos pela Covid, o município retroagiu para a fase amarela no plano de retomada de atividades econômicas e sociais no dia 30 de novembro e nela permanecerá pelo menos até o 18 de janeiro. As autoridades orientam a população para manter os cuidados de prevenção, como lavar bem as mãos, usar máscara e álcool em gel, além de manter o distanciamento social, evitando aglomerações. A não utilização de máscara, inclusive, gera multa.
Fonte: Folha da Manhã