segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Coronavírus: Campos retornará a fase laranja a partir desta terça-feira


A Prefeitura de Campos anunciou que o muncípio irá retroagir para a fase laranja do Plano de Retomadas das Atividades Sociais e Econômicas, a partir desta terça-feira (19). O anúncio foi feito em coletiva nesta segunda-feira (18). Participam da entrevista o vice-prefeito Frederico Paes; o subsecretário de Atenção Básica, Charbell Kury; e a chefe de Vigilância Sanitária, Vera Cardoso de Melo.

Segundo Charbell, ficará suspenso inicialmente por uma semana o funcionamento de bares, restaurantes e similares; academias de ginásticas; eventos em templos religiosos; salões de beleza e barbearias; uso de praças públicas; etc.

Até o último sábado (16), Campos registrou 586 mortes por Covid-19, além de 16.444 casos confirmados e 41.686 suspeitos, sendo 39.109 diagnosticados com síndrome gripal e 2.577 com síndrome respiratória aguda grave. Os pacientes que foram infectados pelo novo coronavírus e já se recuperaram são agora 13.463.

ATUALIZADO (11h46)

Segundo o Subsecretário de Atenção Básica, Vigilância Sanitária e Promoção em Saúde de Campos, Charbell Kury, o município está próximo de um colapso na Saúde e o objetivo é que o contagio seja reduzido.

“Precisamos de um tempo até que a gente possa abrir os leitos, melhorar testagem e atendimento e consolidar a vacinação. Isso é irreversível. Estamos próximos do colapso, mas graças ao prefeito e vice-prefeito, conseguimos mais leitos. A única solução que temos para campos neste momento é fazer uma restrição maior”, explicou.

O vice-prefeito, Frederico Rangel, também participou da coletiva. “Nosso município está em uma situação crítica e por isso precisamos tomar medidas mais restritivas. Tivemos um aumento considerável da ocupação das enfermarias da Covid no início do ano e semana passada quase chegamos no limite total de ocupação de nossas UTIs”, destacou. Ainda segundo Frederico, o prefeito Wladimir Garotinho está em reunião nesta segunda com o governador do Rio, Cláudio Castro, para tentar agilizar as entregas das vacinas contra o coronavírus ao município de Campos o mais rápido possível.

Segundo a chefe da Vigilância Sanitária Vera Cardoso de Mello, as restrições vão ser ainda maior na praia do Farol.

“Sexta e sábado, a partir de agora, a barreira estará estendida por mais tempo no Farol. Também já implantamos o toque de recolher por lá. Quem vai para a praia aglomerar, não vai mais. A transmissão entre os jovens aumentou muito. Pensem em ficar em casa. Quem quiser ver jogo, fazer o que for, faça em casa. Precisamos pensar também nas pessoas. É muito importante isso. Estamos tendo 3 mortes em média por dia. É altíssimo esse número. Desde o início da pandemia, 600 campistas perderam suas vidas por essa doença”, frisou.








Com informações Folha da Manhã | Terceira Via