terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Campos recebe menos da metade das doses prevista da vacina contra o coronavírus


O município de Campos recebeu nesta terça-feira (19) menos da metade das doses de vacina contra o coronavírus previstas inicialmente. Das mais de 11 mil doses anunciadas para chegar ao município nesta primeira etapa, apenas 5.400 doses chegaram. Segundo a Prefeitura de Campos, o Ministério da Saúde encaminhou ao estado do Rio de Janeiro uma quantidade de vacina que não contemplará em sua totalidade o primeiro grupo, que inclui os profissionais de saúde e idosos acima de 75 anos internados ou em permanência prolongada em asilos e portadores de deficiência institucionalizados.

As vacinas foram trazidas em uma aeronave da Polícia Civil pelo Secretário Estadual de Saúde Carlos Alberto Chaves de Carvalho.

As doses já saíram do Aeroporto Bartolomeu Lisandro e seguiram para local não informado pela prefeitura por questões de segurança. Ainda nesta terça, haverá uma vacinação no HGG e outros detalhes também devem ser divulgados. 

“Compreendemos o impacto da notícia, pois também fomos pegos de surpresa, mas deveremos seguir as orientações estaduais conforme foi estipulado pelo Governo do Estado via reunião virtual. O município aguarda a chegada das 5.400 doses da vacina, como foi informado pela SES”, disse a assessora chefe da Vigilância Epidemiológica, Roberta Lastorina Rios.

Ainda segundo a prefeitura, seguindo o que foi orientado pelo Ministério da Saúde (MS) e Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ), após diálogo com a presença do Conselho Nacional de Secretários de Saúde e Conselho dos Secretários Municipais de Saúde, a vacinação vai começar pelos profissionais que atuam diretamente nos setores de assistência da Covid-19, pois o primeiro fornecimento de vacinas compreenderá somente a 34% do que seria destinado ao profissionais de saúde.

“Diante do exposto solicitamos aos hospitais e Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) de referência ao combate ao coronavírus no município que encaminhassem lista nominal dos profissionais da linha de frente com sua respectiva categoria e setor de trabalho para o agendamento da vacinação a ser executada pela Secretaria de Saúde in loco o quanto antes”, informou trecho da nota.

A segunda remessa de vacina, com a segunda dose dos profissionais de saúde a serem vacinados agora, chegará em 2 ou 4 semanas. A prefeitura informou ainda que quando o Ministério da Saúde liberar mais vacinas ao estado e, consequentemente o estado aos municípios, será possível ampliar a vacinação ao grupo da primeira fase e às demais.





Fonte: Terceira Via