terça-feira, 18 de novembro de 2014

MPF E SECRETARIA ESTADUAL DE AMBIENTE DEBATEM ABERTURA DE CANAL EM SJB

(Rio Paraíba em SJB | Foto: Ralph Braz)
O procurador da República em Campos, Eduardo Santos de Oliveira, recebeu na tarde desta segunda-feira (17/11), na sede do Ministério Público Federal (MPF), o secretário estadual do Ambiente, Carlos Portinho, o subsecretário e técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A reunião teve o intuito de discutir, explicar e trazer novas informações a cerca da reabertura de um canal no Rio Paraíba do Sul, em São João da Barra, e se o mesmo não acarretará prejuízos para outros municípios, como São Francisco de Itabapoana.


“Na medida em que as informações técnicas, que nos permitam dizer que não haverá nenhum prejuízo a São Francisco com a reabertura do canal e nem prejuízo ambiental, forem chegando, aí a gente poderá analisar e viabilizar essas obras”, informou o procurador enfatizando que a preocupação do MPF desde o começo é evitar conflitos entre os municípios e que os mesmos sejam prejudicados.

Eduardo explicou que os técnicos garantiram que não haverá impacto ambiental, e que o distrito Gargaú não será atingido, pois a captação já esta sendo feita por poços artesianos. “Então se assim for, poderemos chegar num bom termo, porque pelo que entendi a ideia é possibilitar que a Cedae (Companhia de Estadual de Águas e Esgotos) volte a captar a água em função da salinização, então você aumenta um pouco a vazão para facilitar que dilua e possa captar”, esclareceu.


Segundo o secretário estadual do Ambiente, um material técnico será apresentado ao MPF nesta terça-feira (18/11) e a previsão é que já na próxima semana a questão possa estar solucionada.

“Viemos aqui explicar essa intervenção que visa aumentar o fluxo na margem direita do Rio Paraíba e uma parte do próprio leito que está assoreada. Aproveitando esse momento de exposição, vamos reabrir esse canal para aumentar em 10% o fluxo, e com isso, contribuir para que a Cedae possa captar melhor a sua água evitando, assim, a salinização. Caso o Ministério Público ache que essa intervenção não é a mais recomendada, não faremos, até porque não tem dinheiro público investido nisso”, afirmou Portinho.

APROVADO
A dragagem em 400 metros de um canal no Rio Paraíba, em SJB, foi aprovada pelo Inea, na tentativa de amenizar os impactos da estiagem que vem comprometendo, até mesmo, o abastecimento d’água na sede do município.



Fonte: Ururau