segunda-feira, 24 de novembro de 2014

VACINAÇÃO CONTRA RAIVA NESTE SÁBADO

(Foto: Ralph Braz)
A Campanha de Vacinação contra Raiva animal vai acontecer neste sábado (29). O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, montou uma programação com dezenas de postos espalhados pelo município, em áreas estratégicas. A expectativa é imunizar cerca de 80 mil animais, entre cães e gatos.

De acordo com o diretor do CCZ, Cesar Salles, todos os cães e gatos acima de um mês de vida devem ser vacinados, desde que estejam saudáveis. “Quem for levar o animal para vacinar deve tomar alguns cuidados. Os gatos devem ser levados em caixas de transportes ou sacolas de tecido. Já os cachorros, com coleira. Cães bravos devem estar usando focinheiras”, disse Salles.

A raiva é uma zoonose transmitida do animal para o ser humano e não tem cura. Ao identificar que cães e gatos estão com suspeita da doença, os donos devem isolar os animais e entrar em contato pelo telefone 0800-2828822. Inúmeras ações realizadas pelo CCZ livraram Campos da raiva animal e humana.


Os animais de pequeno porte da cidade de Campos estão livres da raiva há mais de 10 anos, de acordo com o diretor do órgão, Cesar Salles. O município também não registra nenhum caso de raiva em humanos há mais de 5 anos.

- Também fazemos o controle de morcegos hematófagos, orientação à população, visitas a comunidades rurais e distribuição de pastas vampiricidas. Quando a Secretaria de Agricultura identifica a raiva em grandes animais, o CCZ também dispara ações no mesmo local, para evitar que a doença seja transmitida aos animais de pequeno porte - disse o diretor.



Fonte: Secom