terça-feira, 6 de março de 2012

POLÍCIA CIVIL EM OPERAÇÃO NO INTERIOR DO ESTADO (RJ)


foto: Ralph Braz

Mais de 180 policiais civis realizam, no interior do Estado a operação intitulada como “A Irmandade”, iniciada nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (06/02) em seis municípios da região Norte e Noroeste Fluminense e Baixada Litorânea.

Onze pessoas já foram presas, sendo seis em flagrante, durante a operação desencadeada para desarticular uma quadrilha acusada homicídio, formação de quadrilha, contravenção penal, estelionato, agiotagem e crime contra a economia popular.

A operação coordenada pelo delegado Gustavo Valentim tem a participação de 55 equipes do Departamento Geral de Polícia do Interior (DGPI), da Capital (DGPC) e Especializada (DGPE), com apoio de agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE). Os policiais cumprem sete mandados de prisão e 49 de busca e apreensão, expedidos pela Justiça.

foto: Agência Ururau / 145º DP SJB
A investigação teve início há cerca de quatro meses por policiais da 148ª DP (Italva), a partir de um inquérito aberto para apurar o assassinato, a tiros, de uma mulher, crime ocorrido no dia 03 de novembro de 2011, em Cardoso Moreira. A vítima teria relatado a algumas pessoas daquela cidade ter visto um carro carregado com armas que teria seria entregue por milicianos do Rio para a quadrilha de Walber de Oliveira Pinto, um dos chefes da bando, que também é liderada por seu irmão Valdeir de Oliveira Pinto. Os dois foram presos na operação.

Durante a ação, que está sendo realizada nas cidades de Italva, Cardoso Moreira, Itaperuna, Cambuci, Búzios, Cabo Frio e Campos, foram apreendidos armas, dinheiro, uma moto, notas promissórias, material de jogo do bicho, celulares, além da contabilidade da quadrilha.

Ainda no início da manhã, uma pessoa teria se entregado na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra, onde disse que estaria sendo procurado pela polícia em Campos e desde então, teria se refugiado no município vizinho. O homem foi conduzido pelos agentes do CORE à 148ª Delegacia de Polícia de Italva.

A CORE continua em operação com uma equipe em Campos dos Goytacazes e outra equipe na localidade de Atafona, em São João da Barra. Segundo informações, há mais pessoas envolvidas em grupos de extermínio e agiotagem que estão sendo procurados neste momento.


fontes: Ururau / portal OZKnews