sexta-feira, 16 de março de 2012

PETRÓPOLIS A BELA CIDADE IMPERIAL COMEMORA 169 ANOS


Palácio Imperial

A HISTÓRIA

A história da cidade começou a configurar-se mais propriamente em 1822, quando Dom Pedro I, a caminho de Minas Gerais pelo caminho do ouro, mais precisamente pelo Caminho do Proença ou Variante do Caminho Novo da Estrada Real, hospedou-se na fazenda do padre Correia e ficou encantado com a região. Tentou comprar as terras, porém sem sucesso. Por fim, adquiriu uma fazenda vizinha, a fazenda do Córrego Seco, que renomeou Imperial Fazenda da Concórdia, onde pretendia construir o Palácio da Concórdia. Hoje, a propriedade corresponde, com alguns acréscimos, à área do primeiro distrito de Petrópolis.
D.PEDRO II


Os planos do primeiro imperador não foram concluídos, mas Dom Pedro II continuou com os planos e, em 1843, assinou um decreto pelo qual determinava o assentamento de uma povoação e a construção do sonhado palácio de verão, que ficou pronto em 1847. A partir de então, durante o verão, a cidade tornava-se a capital IMPÉRIO com a mudança de toda a corte. Pedro II governou por 49 anos e, em pelo menos quarenta verões, permaneceu em Petrópolis, eventualmente por até cinco meses.

A ARQUITETURA

Catedral de São Pedro de Alcântara



A cidade possui um conjunto arquitetônico sem igual, do qual o símbolo mais conhecido é o Palácio Imperial, hoje Museu Imperial. O palácio é a principal construção do chamado "centro histórico", onde se destaca a Avenida Koeler, ladeada por casarões e palacetes do século XIX. A via é perpendicular à fachada da Catedral de São Pedro de Alcântara e, no outro sentido, à Praça Ruy Barbosa e à fachada da Universidade Católica - constituindo-se, assim, em um dos mais belos cenários da cidade.

Palácio Imperial, a noite ( hoje Museu Imperial).
A Família Imperial participa de evento pelo aniversário da cidade.O príncipe D. Pedro Carlos de Orleans e Bragança representará a Família Imperial em uma das solenidades que marcarão os aniversários da cidade de Petrópolis e da criação do Museu Imperial. No dia 16 de março, às 15h, o descendente de D. Pedro II irá plantar uma palmeira no jardim do antigo palácio de seu tataravô, hoje Museu Imperial.

PARABÉNS PETRÓPOLIS, pelos seus 169 ANOS, de história e beleza natural.

fonte: Wikipédia / Tribuna de Petrópolis