Mostrando postagens com marcador Secretaria de Defesa do Consumidor (Procon-Campos). Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Secretaria de Defesa do Consumidor (Procon-Campos). Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 29 de julho de 2015

ALERTA: Esmaltes degradê da Bruna Marquezine não podem ser usados por gestantes


Recebi a informação de  empresária do ramo de beleza,   e que é  uma pessoa muito antenada,  a respeito do perigo com os esmaltes da coleção degradê da Bruna Marquezine, não podem ser usados por gestantes, o motivo é a grande quantidade de chumbo no esmalte, informou Fernanda Santos. Já a internauta Paula Faria alertou também quem tem ou teve Câncer também não pode usar pelo alto teor de Chumbo.

A minha esposa me disse também  que essa informação consta na embalagem do produto, mas como sabemos que a maioria dos brasileiros não tem o hábito de ler os rótulos dos produtos, essa informação é conhecida por poucos. 


Mas fica o alerta, para os proprietários de salões, lojas , revendedoras, manicures, que alertem as gestantes para a não utilização do esmalte. Abaixo um dos muitos relatos encontrados na internet sobre o perigo da utilização do produto.

"Ontem fui comprar um esmalte que está super na moda agora que é o esmalte degradê da Ludurana coleção Bruna Marquezine lindíssimo, quando a vendedora viu minha barriga e disse que esse esmalte não era recomendado para grávidas. Eu imediatamente fui ler a caixinha do esmalte que realmente estava escrito isso! Não sei ao certo qual material usado pode ser prejudicial, mas eu prefiro não arriscar a saúde do meu bebezinho por causa de um esmalte. Então vai a Dica: não use esse lindo esmalte na gravidez e repasse para seus amigos pois não tenho visto ninguém falando dessa recomendação na hora de vender!!!"

NOVOS RELATOS

Além do perigo para gestantes e pacientes que tiveram câncer e estão em tratamento, o esmalte volta a mídia com denuncia de mulheres relatando que o esmalte estão estragando também as unhas(leia aqui), como publicado pelo Blog.




Fonte: Blog Pense Diferente 

sábado, 4 de julho de 2015

PROCON INICIA FISCALIZAÇÃO EM CLÍNICAS E LABORATÓRIOS EM CAMPOS

(Foto: Divulgação)
A Superintendência do Procon-Campos está fiscalizando as clínicas particulares e os laboratórios de análises clínicas da cidade. O trabalho pioneiro visa garantir os direitos dos consumidores desses serviços, que até então não eram exigidos. Serão fiscalizados ao todo cerca de 40 estabelecimentos, segundo previsão inicial do órgão.
- Era necessário estender nosso trabalho também a esses estabelecimentos. O consumidor deve saber que está protegido em qualquer relação de consumo, desde que o serviço seja pago. Estamos tendo uma boa receptividade dos fornecedores que entenderam o caráter preventivo da nossa fiscalização - destaca Rosangela Tavares.

Os fiscais estão verificando se esses estabelecimentos estão fornecendo nota fiscal do serviço, se possuem tabelas de preços, qual o horário de atendimento e se possuem cartaz com número telefônico do da Superintendência do Procon e se dispõem o Código de Defesa do Consumidor aos usuários dos serviços (todas essas exigências são obrigatórias). A fiscalização começou na segunda-feira (29).

Rosangela Tavares ressalta que outros segmentos empresariais serão sendo fiscalizados nos próximos dias. “Vamos ampliar nosso trabalho para os prestadores de serviço, que serão fiscalizados em breve. Restaurantes, estacionamentos, hotéis e pousadas devem ser os próximos alvos da nossa fiscalização”, acrescenta a superintendente do Procon.





Fonte: Secom

quinta-feira, 21 de maio de 2015

PROCON APREENDE GRANDE QUANTIDADE PRODUTOS VENCIDOS EM SUPERMERCADO EM CAMPOS

(Foto: Divulgação)
Os fiscais da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon-Campos), apreenderam mais de 396 unidades de produtos vencidos em um supermercado de Donana. A apreensão ocorreu na terça-feira (19) e nesta quinta-feira (21) e foi feita graças às denúncias de moradores.

De acordo com a secretária de Defesa do Consumidor, Rosangela Tavares, os números das últimas autuações preocupam as autoridades. “Estamos observando que esta prática está disseminada em vários bairros e distritos. A população tem que ficar mais atenta e sempre olhar para a data de validade e os aspectos gerais das embalagens. Se identificar alguma irregularidade deve comunicar imediatamente ao Procon - pontua.

Os produtos apreendidos estão sob a guarda do proprietário do estabelecimento, para posterior recolhimento e descarte. Rosangela lembra que os consumidores têm papel relevante nessa fiscalização e podem ajudar o trabalho dos fiscais, com denúncias pelos telefones 151 e 27221913, pelo facebook procon/campos, pelo faleconosco.procon@campos.rj.gov.br e pelo email procon/campos.geral@gmail.com.






Fonte: Secom/Campos

sábado, 18 de abril de 2015

ÔNIBUS INTERMUNICIPAIS NA MIRA DA FISCALIZAÇÃO

(Foto: Ralph Braz)
O Detro, vinculado à secretaria estadual de Transportes firmou convênio no final da semana parceria com o Procon estadual para a realização de operações conjuntas em empresas de ônibus intermunicipais. Os dois órgãos vão atuar em conjunto verificando questões referentes às legislações de transporte e do direito do consumidor. As operações conjuntas começam a partir da semana que vem e o cronograma será estabelecido de acordo com as informações apuradas pela inteligência e ouvidoria.




Fonte: Secom | governo estadual | Blog Entrelinhas

quarta-feira, 1 de abril de 2015

OVOS DE PÁSCOA: REDUÇÃO DE 25% APONTA NOVA PESQUISA DO PROCON

(Foto: Divulgação Secom)
A Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon-Campos) realizou nos dias 28 e 30 últimos, a segunda pesquisa de preços dos ovos de Páscoa. A pesquisa serve para informar aos consumidores, os preços que estão sendo praticados no mercado de Campos. Em relação à pesquisa anterior, os preços estão em média 25% menores. Além disso, existem variações de preços de até 23% de um mesmo produto. 

Segundo a secretária Rosangela Tavares, as pesquisas feitas pelo Procon ajudam os consumidores a economizar. 

- Os fornecedores estão promovendo uma competição que é saudável para os consumidores. Nestes últimos momentos são boas as ofertas, com a finalidade de acabar com os estoques. Cabe ao consumidor fazer uma boa pesquisa e também verificar a qualidade desses produtos. O consumidor é livre para comprar onde desejar, mas com a tabela do Procon-Campos, ele conhece antecipadamente as melhores ofertas e pode fazer uma boa economia – destaca a secretária de Defesa do Consumidor.

Na semana da Páscoa podem ocorrer promoções, que sempre são bem vindas, com a diminuição de preços, mas os produtos podem já não ter a mesma qualidade, em função da exposição nos balcões e gôndolas.



Fonte: Secom

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

PROCON PODERÁ MULTAR POSTOS POR AUMENTO ABUSIVO

(Foto: Divulgação | Secom)
Os fiscais da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor estão nas ruas do município para acompanhar os preços dos combustíveis, após o aumento autorizado pelo Governo e que entrou em vigor no dia 01/02 (domingo), por conta da alteração nas alíquotas do PIS/COFINS. O aumento dos dois tributos corresponde a R$ 0,22 (vinte e dois centavos) por litro de gasolina e de R$ 0,15 (quinze centavos) por litro do diesel nas distribuidoras. A pesquisa será concluída e disponibilizada a população nessa terça-feira (03/02).

A primeira constatação é de que muitos postos aproveitaram-se do aumento anunciado apenas para esses dois combustíveis e também aumentaram o preço do etanol. Outra denúncia dos motoristas é de que os postos aumentaram os combustíveis acima do que foi determinado pelo Governo Federal. O Procon/Campos poderá aplicar multa de até R$ 30.000,00 (trinta mil reais) aos fornecedores que estiverem burlando o aumento autorizado. Nas primeiras horas do domingo já havia motoristas surpreendidos pelo aumento acima do esperado. A expectativa era de que a gasolina passasse a ser vendida cerca de R$ 0,20 mais cara, variando entre R$ 3,20 e R$ 3,25, depois de os postos renovarem seus estoques.

De acordo com a secretária do Procon/Campos, Dr.ª Rosangela Tavares a elevação do preço para o consumidor varia de cada posto, porém os aumento abusivos serão coibidos. “Rotineiramente fazemos a pesquisa desses preços e qualquer variação acima do estabelecido poderá acarretar em multa ao posto infrator. Ainda que os preços sejam livres, elevações sem justificativa podem ser consideradas abusivas. O aumento esperado nas bombas é de 2,5% á 3%. Como a gasolina vendida no Brasil tem adição de etanol, a alta deverá ser bem absorvida”, destaca Dr.ª Rosangela Tavares.

Nesses dois primeiros dias da operação, os fiscais deverão visitar 40 postos da cidade e do interior. Os consumidores podem ajudar, denunciando eventuais abusos pelos telefones 151 e 27256474, pelo email proconcampos.geral@gmail.com e pelo site.

A secretaria orientou os fiscais municipais que acompanhem de perto a prática de preços. A ordem é que, se for comprovado aumento abusivo nos preços, será instaurado processo administrativo para apuração de eventual infração a relação consumerista. “A participação do consumidor, denunciando reajustes acima do esperado, é fundamental para investigarmos a prática infrativa”, finaliza Dr.ª Rosangela Tavares.




Fonte: Secom

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

PET SHOPS NÃO PODEM MAIS EXPOR ANIMAIS EM VITRINES E GAIOLAS

(Foto: Reprodução)
A exposição de cães e outros animas de estimação em vitrines e gaiolas em pet shops está proibida em todo o território nacional. Veterinários responsáveis por esses animais que descumprirem a regra devem responder processo ético do Conselho Nacional de Medicina Veterinária. A nova norma é fruto de uma resolução do Conselho, publicada em outubro passado, que passou a valer na semana passada.

As regras servem para garantir o bem-estar do animal "em relação as suas tentativas de se adaptar ao meio ambiente, considerando liberdade para expressar seu comportamento natural e ausência de fome, sede, desnutrição, doenças, ferimentos, dor ou desconforto medo e estresse", segundo o texto. Assim, é preciso providenciar ambientes "livres do excesso de barulho, com luminosidade adequada, livre de poluição e protegido contra intempéries ou situações que causem estresse ao animais".

A resolução determina ainda que os profissionais devem orientar clientes sobre o estresse dos animais no momento da venda.




Fonte: Estadão Conteúdo

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

FISCAIS DO PROCON CAMPOS FISCALIZAM SHOPPINGS

(Foto: Ralph Braz)

Com o objetivo de assegurar tranquilidade aos consumidores campistas, os fiscais da Secretaria de Defesa do Consumidor(Procon-Campos) já estão atuando em todos os shoppings da cidade. O trabalho é direcionado às vendas de Natal, orientando os consumidores e exigindo dos comerciantes a exposição correta de preços, informações sobre trocas, condições de pagamento, entre outros.

- O nosso trabalho de orientação se mostra produtivo e contamos com os lojistas para que as vendas ocorram de forma satisfatória para todos. Nas compras parceladas, o consumidor deve estar atento aos juros cobrados. O comerciante é obrigado a informar o valor da mercadoria à vista, a prazo, bem como os juros mensais cobrados. Compras no cartão de crédito sem parcelamento são consideradas como sendo à vista. Portanto, não pode ser cobrado nenhum acréscimo - destaca a secretária de Defesa do Consumidor.

Rosangela acrescenta que na venda de produtos que devem ser entregues e montados posteriormente à compra, os prazos devem ser ajustados pelas partes, sabendo que podem ocorrer atrasos. Se o consumidor identificar alguma irregularidade, pode comunicar o fato ao Procon pelos telefones (22) 2725-6474, 2725-6484, 2725-6494 e 151, na sede do órgão ou pelo e-mail proconcampos.geral@gmail.com.

Os fiscais estarão de plantão nos shoppings de acordo com a escala a seguir AQUI


Fonte: Secom

terça-feira, 8 de outubro de 2013

PROCON: JUSTIÇA GARANTE PAGAMENTO DE CONTAS SEM JUROS APÓS GREVE

(Fotos: Ralph Braz/ blog Pense Diferente)

Os consumidores de Campos poderão pagar as contas efetuadas no sistema bancário sem multa ou juros, no primeiro dia útil após o fim da greve dos bancários,iniciada em 19 de setembro. O benefício tem base na liminar concedida pela 5ª Vara Cível de Campos, e é uma conquista da Secretaria de Defesa do Consumidor (Procon-Campos). 

A secretária Rosangela Tavares explica que a decisão contempla os moradores de Campos que estiverem com pagamentos em carnês, boletos ou outra forma de contas descontadas no sistema bancário, cujo atraso seja motivado pela greve nos bancos no âmbito do município de Campos. A cobrança indevida de juros ou multas pelo atraso no pagamento entre o dia 19 e o primeiro dia útil após o fim da greve, implicará em multa de R$ 100,00 aos bancos.

Segundo os advogados do Procon, a falta de funcionamento de caixas convencionais na agências bancárias penaliza os consumidores, especialmente os mais humildes, moradores de localidades do interior, desprovidos de conhecimentos para operar caixas eletrônicos e que não dispõem de outros meios para efetuar seus pagamentos. 



Na liminar consta o seguinte: “Com arrimo no exposto, defiro a liminar, para que o consumidor residente no município de Campos possa efetuar o pagamento de contas, carnês e/ou qualquer outra dívida pagável através do sistema bancário, tão logo estejam abertas as agências dos requeridos, no primeiro dia de funcionamento, com isenção de encargos (juros, correção monetária e multa) decorrentes de eventual atraso fundado exclusivamente na greve bancária. Estabeleço multa de R$ 100,00 para cada ato praticado pelos requeridos (cobrança de encargos) em desacordo com esta decisão”. 

"Esta decisão é mais uma vitória do Procon para a população de Campos. No passado, os bancos não respeitavam o direito do consumidor, previsto no Código de Defesa do Consumidor, e a população ficava prejudicada. Devido ao trabalho técnico e sério que o Procon de Campos tem realizado, sendo inclusive referência para diversas cidades do Brasil, mudamos este paradigma. Hoje o público usuário do sistema bancário de Campos tem sido respeitado", ressaltou a secretária Rosangela Tavares.

A mobilização dos bancários completou 20 dias nesta terça-feira. O comércio de Campos já começa a sentir os reflexos dessa paralisação e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) aponta queda de 40 a 50% nas vendas.

Na tarde desta sexta-feira (04/10), o Comando Nacional dos Bancários decidiu, após reunião em São Paulo, rejeitar a nova proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que eleva de 6,1% para 7,1% o índice de reajuste sobre os salários. A expectativa é de que a Fenabran apresente uma nova proposta ainda esta semana.


Fonte: Ascom