O Projeto Acordes do Bem, desenvolvido pela Banda da Guarda Civil Municipal (GCM), realizou nesta quarta-feira (9) uma emocionante apresentação para os idosos do Asilo do Carmo. O projeto tem a finalidade de promover bem-estar, combater a solidão e o isolamento dos idosos, além estimular a memória e a cognição e transmitir atenção e cuidado através da música, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, alívio do estresse e promoção da saúde mental dos acolhidos.
O coordenador de Música da GCM, Rafael Almeida, falou sobre o projeto.
“Todos nós sabemos que, através da música, conseguimos transmitir sentimentos, compartilhar momentos, experiências e esperanças e o nosso objetivo com o projeto Acordes do Bem é múltiplo, com benefícios emocionais, sociais e até terapêuticos. A participação em atividades culturais e sociais pode ampliar a visão dos agentes da Guarda, incentivando a reflexão crítica sobre as questões sociais e a importância de um trabalho ético e profissional, com a promoção da paz e do bem-estar social”, disse o coordenador.
Rafael explicou, ainda, que a aproximação dos idosos com a arte é extremamente benéfica, com impactos emocionais imediatos. “A cultura e a arte podem promover a sensibilização para temas como violência, desigualdade e racismo, contribuindo para uma atuação mais humana e responsável. Além do impacto emocional imediato, o projeto também visa fomentar a cultura da empatia, criando conexões humanas que ultrapassam as barreiras da idade, da saúde e da condição social”, finalizou.