A Guarda Civil Municipal (GCM) de São João da Barra vem atuando com a Patrulha Municipal Maria da Penha, projeto que foi implementado na última quinta-feira, 27, pela prefeita Carla Caputi. O objetivo é aumentar a segurança das mulheres vítimas de violência doméstica, intensificando as ações preventivas e de fiscalização para o cumprimento das medidas judiciais protetivas.
O secretário municipal de Segurança Pública, Anderson Campinho, frisou a importância do trabalho para a prevenção e garantir o cumprimento das medidas judiciais que visam a proteção das vítimas após o registro da ocorrência.
— Estamos atuando 24 horas com efetivo de ambos os sexos visando proporcionar maior agilidade e acolhimento às vítimas — disse Campinho, explicando que um grupamento da GCM foi capacitado para atuar exclusivamente na Patrulha Municipal Maria da Penha, criada através de projeto de lei do Executivo.
Nos casos de emergência e de descumprimento da Lei Maria da Penha, o atendimento é feito pela Polícia Militar, por meio do 190 ou pelos telefones do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp): 2741-1190 ou (22) 999153153, ligações e whatsapp.