O Trono de Fátima está completando neste mês de outubro, 75 anos de fundação. Para celebrar esta data, acontece hoje a tradicional oração do Rosário, saindo do Teatro Mariano em direção ao Trono, às 18h, passando pelo Caminho do Rosário, e em seguida, acontece a missa pelo Jubileu de Brilhante.
Padre Manoel Gouvêa, diretor espiritual do Trono, convida todos os fiéis e devotos da Virgem de Fátima para participarem deste momento de ação de graças. Ele lembra que o Trono de Fátima, além de ser um ponto turístico da cidade, é acima de tudo um local de devoção à Virgem Maria.
Inaugurado em 12 de outubro de 1947 por Frei José Pedreira de Castro, que decidiu construir o Trono de Fátima em homenagem à Virgem Maria. Conta-se que no dia da inauguração o céu estava lindo, com nuvens e um lindo arco-íris. A construção foi realizada mediante donativos populares e festas religiosas, em um trabalho que movimentou toda a comunidade. O projeto arquitetônico é de Heitor da Silva Costa, mesmo arquiteto do Cristo Redentor. A escultura veio da Itália.
A atração turística é majestosa, com 14 metros de altura. Na parte inferior do trono existe uma capela com um altar e as imagens de São José, Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora de Fátima. A imagem de Nossa Senhora possui 3,5 metros de altura e 4 toneladas.
Fonte: Diário de Petrópolis