quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Carla Caputi completa seis meses de gestão em São João da Barra


A prefeita Carla Caputi reuniu secretários, subsecretários e coordenadores na tarde desta terça-feira, 11, para alinhar a organização das ações previstas até o final deste ano e o planejamento do governo para 2023. Na reunião, realizada no Cine Teatro São João, a prefeita fez um balanço dos seis meses de gestão e comemorou os resultados positivos alcançados no período, que foi marcado por investimentos em infraestrutura urbana, saúde, educação e uma série de outros setores da administração municipal. Outro destaque é a retomada dos eventos turísticos, culturais e esportivos, que ficaram suspensos durante a pandemia da Covid-19.

Carla Caputi, que assumiu o governo no início de abril deste ano, também anunciou o fortalecimento dos canais de comunicação com a população, incluindo a estrutura de ouvidoria, a fim de tornar mais ágil e eficiente o retorno às demandas dos cidadãos.

— Nós conseguimos cumprir muitos desafios nesses seis meses e pudemos oferecer resultados satisfatórios à população de São João da Barra na manutenção e ampliação das políticas públicas em todas as áreas. Isso foi possível porque assumimos uma Prefeitura organizada, administrativa e financeiramente equilibrada, mas nossa meta é nos dedicarmos ainda mais, é seguirmos avançando e dando aos cidadãos e cidadãs as respostas que esperam do governo — disse a prefeita.

Nos primeiros seis meses de gestão de Carla Caputi, o governo realizou e iniciou uma série de obras e serviços em todos os distritos, com destaque para a revitalização de praças, quadras esportivas, unidades de saúde e iluminação pública, com substituição por lâmpadas de led. Também iniciou a reforma do Ginásio Municipal de Esportes e pavimentou várias ruas em todo o município.


Outro destaque foi a inauguração do Centro Municipal de Cardiologia, o primeiro no interior do Estado do Rio mantido pela Prefeitura. Também na área de saúde, implantou o Centro de Saúde do Pescador, inaugurou uma nova unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) no bairro Nossa Senhora Aparecida, do outro lado da lagoa de Grussaí, e retomou as cirurgias que foram suspensas na pandemia, criando um mutirão para zerar a fila das cirurgias de catarata.

— Tivemos avanços em várias áreas, como no incentivo à geração de empregos, com a ampliação dos programas de qualificação profissional em parceria com as empresas do Porto do Açu, e na educação pública, com aulas de reforço no pós-pandemia para os alunos da rede municipal. Avançamos nas políticas de apoio aos agricultores, nas políticas ambientais e na proteção social às famílias sanjoanenses em situação de vulnerabilidade — enumera a prefeita.

Também se destacam nos seis primeiros meses de gestão de Carla Caputi as conquistas de categorias do funcionalismo municipal: a equiparação dos profissionais de educação e dos agentes de saúde e combate às endemias ao piso nacional, a garantia das horas extras à Guarda Municipal e a garantia, por lei municipal, do piso nacional da enfermagem, cuja lei federal teve os efeitos suspensos por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

  

Para ajudar a aquecer a economia e valorizar as tradições turísticas e culturais de São João da Barra, a Prefeitura retomou uma série de eventos, como as festas religiosas, incluindo o Circuito Junino, o Arraiá Gastronômico e os festivais de Inverno e da Primavera, além de realizar o Festival Julino do Açu, a Cruzada Evangelística, os shows com artistas locais todos os fins de semana no Balneário de Atafona, Coreto da Praça de São João Batista, Polo Gastronômico de Grussaí e, a partir desta semana, também no Açu. No esporte, ampliou o incentivo a atletas locais que participam de competições fora do município.

Na semana passada a prefeita encaminhou à Câmara projetos de lei propondo a criação de duas novas secretarias municipais: a de Esportes, que atualmente funciona como coordenadoria da Secretaria Municipal de Turismo, e a de Cultura, hoje também coordenadoria da Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa tem como objetivo ampliar o desenvolvimento de políticas públicas para os dois setores e facilitar a obtenção de recursos estaduais e federais.