segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Lula e Bolsonaro vão para o segundo turno


A definição de quem vai governar o país a partir de 2023 será feita em segundo turno. Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro voltam a se enfrentar nas urnas no dia 30 de outubro. O petista recebeu 48,32% dos votos válidos e o candidato à reeleição pelo PL foi a preferência de 43,29% dos eleitores. Até as 23h - 99,59% das urnas estavam apuradas.~


Ex-metalúrgico e ex-sindicalista, Luiz Inácio Lula da Silva, de 76 anos, tenta voltar à presidência da República, cargo que ele ocupou entre 2003 e 2011. Ele votou pela manhã em São Bernardo do Campo (SP).

"Eu quero dizer para vocês que na segunda-feira começamos a campanha. Vamos conversar e convencer a sociedade brasileira sobre aquilo que estamos propondo. Vamos conversar com as forças políticas que disputaram as eleições e a luta continua. Vamos devolver a alegria para o nosso país. No dia 30 de outubro vamos comemorar. Obrigado povo brasileiro. O segundo turno é a possibilidade de reconstruir as alianças e mostrar a força para o povo", afirmou o petista logo após a confirmação do segundo turno.

Lula tem como companheiro de chapa o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB) - que votou de manhã em São Paulo. O petista acompanhou a apuração em um hotel no centro de São Paulo.

Militar reformado, Jair Messias Bolsonaro, de 67 anos, quer continuar na presidência, cargo que ocupa desde o início de 2019. Ele votou na zona Oeste do Rio, de manhã.

"A gente tentou, durante a campanha, mostrar o que deve ser feito no Brasil. Acredito que não conseguimos mostrar isso a toda a população, mas, temos um segundo tempo pela frente e agora vamos comprovar melhor para a população brasileira que, em consequência do Fique em Casa, da guerra, tivemos reflexos na economia. Também vamos mostrar que as mudanças que alguns querem pode ser pior para o país. Temos muitos dados positivos e vamos entregar tudo para a população neste segundo turno", disse o candidato do PL, à noite.

Bolsonaro tem como candidato a vice o general da reserva, Walter Braga Netto (PL) - ele votou em Copacabana. O presidente acompanhou a apuração na residência oficial do Palácio da Alvorada, em Brasília.

Demais candidatos

Simone Tebet (MDB) ficou em terceiro lugar, com 4,17% dos votos válidos. Ciro Gomes (PDT) recebeu 3,05% dos votos válidos. Também concorreram Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe D'Avila (Novo), Padre Kelmon (PTB), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (Unidade Popular), Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB), Vera Lúcia (PSTU).

Petrópolis

Por aqui, Bolsonaro foi o mais votado. Ele recebeu 97.310 votos (55,23% dos votos válidos), enquanto Lula foi a escolha de 59.874 eleitores (33,98% dos votos válidos). Simone Tebet ficou em terceiro na cidade - 9.157 votos -, enquanto Ciro Gomes foi a votado 7.157 vezes.