sábado, 15 de maio de 2021

Ex-prefeito Betinho Dauaire diz que é contra aumento de cadeiras na Câmara de SJB


A discussão sobre a mudança no número de cadeiras tem movimentado os bastidores da política em São João da Barra. O projeto que visa a alteração de nove para 13 cadeiras já tramita na Casa e vai para primeira discussão na próxima semana. Em entrevista ao Folha no Ar, da Folha FM 98,3, o ex-prefeito Betinho Dauaire, que não descartou a possibilidade de uma nova candidatura, se posicionou sobre o assunto. Apesar de levantar a questão da representatividade e do argumento dos vereadores de que a alteração da Lei Orgânica não onera o contribuinte, Betinho afirmou que é contra a mudança:

— Como prefeito eu seria até contra, como população, também. Mas, tem o interesse da representatividade. Eu ficaria contra a aprovação. Que me desculpem os vereadores, mas a minha sinceridade é importante nesse sentido. Apesar de ressaltar que eles [os vereadores] argumentam que não tem aumento de custos para o contribuinte.

O projeto sanjoanense é assinado por oito dos nove vereadores, inclusive os de oposição — Franquis Areas (PSC) e Kaká (Podemos) —, que são politicamente mais próximos aos Dauaire. O único que pediu a retirada do seu nome, na sessão da última terça-feira (11), foi Chico da Quixaba (PP), líder do governo Carla Machado (PP).

Presidente da Câmara, Elísio Rodrigues (PL) afirmou que há consenso entre os vereadores para aprovação da mudança para 13 cadeiras. Qualquer votação que venha, por ventura, ser diferente, segundo ele, será por uma mudança de entendimento durante as discussões nas comissões e no plenário da Casa.