Na última terça-feira (25), a Câmara de São João da Barra aprovou (aqui), por oito votos a um, a ampliação de quatro cadeiras a partir da próxima eleição municipal. Se a regra, aventada desde 2015, estivesse em vigor para atual legislatura, os candidatos que concorreram no palanque da prefeita Carla Machado (PP) teriam vantagem ainda maior no parlamento. Tomando como base os votos recebidos pelos partidos que estiveram na disputa em 2020, o Progressista (PP), partido de Carla, teria mais duas cadeiras; o Partido Liberal (PL), mais uma, assim como o Cidadania.
Ganhariam as vagas, neste contexto, os suplentes Aluizio Siqueira (PP) e Daniel Damasceno (PP); Joice Pedra (PL); e André Fontoura (Cidadania). Aluizio obteve 1.044 votos, enquanto Damasceno, 435. No PL, Joice chegou a 442 votos, enquanto, pelo Cidadania, André somou 948.
Aluizio atualmente é secretário de Agricultura; Daniel voltou para a secretaria de Educação; Joice está na subsecretaria de Pesca. O único que não integra o governo é o médico André Fontoura. Aliás, a relação dele com a prefeita não parecia das melhores desde a campanha. O que ficou ainda mais nítido no dia do comício virtual da prefeita com os candidatos do Cidadania, no qual, antes da fala dele, Carla fez um discurso cheio de mensagens cifradas, mas que teriam relação com André.
Os vereadores desta legislatura — Alan de Grussaí (Cidadania), Analiel Vianna (Cidadania), Chico da Quizaba (PP), Elísio Rodrigues (PL), que é o presidente da Casa, Franquis Areas (PSC), Julinho Peixoto (PL), Junior Monteiro (Cidadania), Kaká (Podemos) e Sônia Pereira (PP) — teriam seus assentos na Câmara mantidos. Da atual composição da Câmara, apenas Chico da Quixaba, líder do governo na Casa, votou contra o aumento do número de cadeiras.
Em tempo — O cálculo toma opor base o número de votos por partido, como é feito pelo sistema da Justiça Eleitoral. Há de se levar em consideração, ainda, que com o maior número de cadeiras, os partidos poderiam ter mais candidatos no páreo para o Legislativo.
Atualização às 21h06: André Fontoura se posiciona — Suplente pelo Cidadania, o médico André Fontoura enviou nota ao blog sobre o seu relacionamento político com Carla Machado. Confira:
“Gostaria de retificar em sua matéria quando vc fala que a relação minha com a prefeita não estava legal. Na verdade, a relação dela comigo não estava legal e nunca esteve. Eu apenas fui inocente e acreditei novamente em uma pessoa que achava ser leal ao seu grupo e aos convidados por ela a serem candidatos. Onde de porta em porta meu grupo pediu por ela e na semana da eleição quem sabe, sabe o que aconteceu. Então, nosso grupo político que é forte, pois, além de minha mãe e família toda materna serem sanjoanenses, tive 948 votos de forma honesta, com muito trabalho e reconhecimento dessa população maravilhosa. Nós conseguimos.Após o filho de um de nossos colaboradores se inclinar a dizer de forma inocente em um grupo de WhatsApp que não é a favor de bandido e que éramos para trabalhar mais, começou mais ainda a perseguição, pois já havia. Um líder deveria mostrar uma diplomacia. Não compus nem no mandato passado e nem nesse com meu grupo, e se aproveitou disso para fazer a falta de educação em público, além de inventar várias besteiras. Falta de aviso dos políticos locais de Campos e SJB não foi. Então para o lado de lá tudo é justificável, mas para o de cá é fácil massacrar”.
Opinião do Blog Pense Diferente:
Pensando em 2024, onde a prefeita Carla Machado(PP), não irá concorrer devido ao seu segundo mandado consecutivo, a disputa em São João da Barra será acirrada e com velhos e novos pretendes ao cargo de prefeito. Nomes de possíveis pretendentes ao cargo, como o de Aluizio Siqueira, Elisio Rodrigues, André Fontoura, Betinho Dauaire, ou mesmo Bruno Dauaire, irão tornar a eleição bem acirrada. Vamos aguardar, pois ainda tem muito tempo até o pleito de 2024.
Lembrando que em 2022 teremos eleições para Presidente, governador e deputados, o que a partir daí poderemos começar a entender melhor o tabuleiro para as eleições municipais de 2024.
O blog deixa, como sempre, o espaço aberto ao contraditório. Neste caso, a manifestação da prefeita.
Fonte: Blog do Arnaldo Neto / Pense Diferente