quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Igreja São Benedito inicia obras para cercar paróquia e praça com grades

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

A paróquia São Benedito decidiu seguir o modelo adotado há mais de 20 anos no Jardim São Benedito e gradear a área que abrange a igreja e a praça do entorno. As obras começaram pelos fundos da igreja com a parte de alvenaria para sustentar o gradeamento. A medida foi tomada depois de um amplo debate envolvendo a gestão passada da prefeitura e outros órgãos.

Inicialmente a igreja, com a ajuda de assistentes sociais, chegou a fazer um trabalho junto as pessoas em situação de rua que dormem na praça, o que aumentou a sensação de insegurança, pois foram registrados assaltos e uso visível de drogas.

De forma individualizada, a paróquia com a ajuda de seus fiéis, resolveu iniciar uma obra de gradeamento, semelhante a do jardim onde está a Academia Campista de Letras. Desta forma, a Igreja vai fechar o acesso à noite.

ATUALIZADO(15h16)


Foi iniciada a construção do muro nos arredores da Igreja São Benedito, no Centro de Campos. A paróquia iniciou uma campanha, no último mês de dezembro, para reunir recursos para a obra, que visa à garantia da segurança dos fiéis. Responsável pela igreja, o padre Walas Maciel explicou que a cerca será erguida para evitar transtornos relacionados aos moradores em situação de rua que ocupam as laterais da praça São Benedito.

No início da campanha para arrecadar fundos, o padre Walas relatou que órgãos públicos foram chamados para orientar os moradores de rua, mas eles não quiseram sair da região. O pároco apontou que a concentração da população nos arredores da igreja é preocupante. A obra para a construção do muro ficou orçada em R$ 108.124, 83.

“O cercamento surgiu da necessidade de trazer aos fiéis e à comunidade um ambiente seguro, sadio, onde as pessoas possam rezar e até mesmo a própria igreja possa usar o espaço para fazer trabalho social. Não quero tirar, em nenhum momento, o direito de ir e vir do cidadão. Pelo contrário, é para preservar o espaço onde possam estar crianças e idosos”, complementou Walas.

Em Campos, a Catedral Diocesana e o Santuário do Perpétuo Socorro, onde um padre foi esfaqueado em 2018, também são gradeadas.








Fontes: Coluna do Balbi | Folha da Manhã