quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho em SJB


O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) do Governo Federal, em São João da Barra, via a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, está com inscrições abertas para 2021. Para se inscrever basta procurar uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) até o dia 8 de janeiro. Os encontros seguem on-line com a primeira data marcada para o próximo dia 12, às 10h.

O Acessuas Trabalho dá autonomia às famílias usuárias da política de assistência social, por meio da integração ao mundo do trabalho, com orientações aos participantes, através de atividades para reconhecimento de suas potencialidades e acompanhamento da trajetória no mundo do trabalho.

“A programação é ampla e diversificada, fornecendo bons conhecimentos para seu ingresso ao mercado de trabalho e o participante é informado de todos os cursos ofertados pelo Departamento de Inclusão Produtiva e demais oportunidades geradas pela nossa e outras secretarias”, disse a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Michelle Pessanha.

O público-alvo do programa é a população urbana ou rural em situação de vulnerabilidade e risco social, com idade de 16 a 59 anos sem exigência de escolaridade mínima. Assim como: beneficiários do Programa Bolsa Família; pessoas com deficiência; jovens e adultos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; população em situação de rua; indivíduos egressos do Sistema Penal; pessoas inscritas no Cadastro Único; adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, egressos e suas famílias; famílias com presença de situação de Trabalho Infantil (PETI); famílias com crianças em situação de privação de liberdade; mulheres vítimas de violência; jovens negros em territórios de risco; adolescentes vítimas de exploração sexual; comunidades e povos tradicionais e população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Em 2020, o programa, que possui três eixos fundamentais, mobilização, encaminhamento e monitoramento da trajetória, foi dividido em quatro temas. Tratou da motivação e inspiração para o mundo do trabalho, das tendências de profissões, passou informação sobre uso de tecnologias e ensinou os passos para se preparar um currículo.

Em São João da Barra, os participantes foram os usuários referenciados e acompanhados nos CRAS de Atafona (42), Grussaí (34), Barcelos (35), Sabonete (38) e Açu (30). O Programa foi trabalhado de forma on-line devido à pandemia e o contato foi feito via WhatsApp, chamadas de vídeos e telefone.