A Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, irá flexibilizar o controle sanitário para acesso à cidade. A partir desta sexta-feira (9), visitantes poderão ter acesso ao município sem precisar apresentar voucher. Apesar da flexibilização, a barreira continuará funcionando com a aferição de temperatura.
De acordo com o governo municipal, a medida funcionará, inicialmente, em período de teste para que o município possa avaliar os efeitos da novidade.
Ainda de acordo com a Prefeitura, o município se baseou nas notas técnicas da Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária, que mostram que a atual taxa de ocupação dos leitos de hospitais é a mais baixa desde 29 de abril, para implementar a mudança.
De acordo com a nota, atualmente os números estão em 18,5% em leitos clínicos e 18,2% nos leitos de UTI destinados aos pacientes com a Covid-19.
"A medida visa estimular, de forma responsável e embasada nas notas técnicas da Saúde, a retomada gradual dos setores econômicos de Petrópolis, que sofreram com o isolamento social por conta da Covid-19, como o comércio", informou a Prefeitura.
A flexibilização em Petrópolis continua condicionada à taxa de ocupação dos leitos. Por isso, caso o número chegue a 70%, o município poderá voltar atrás na decisão e a Prefeitura não descarta, inclusive, um possível lockdown, afirma o governo municipal.
"O governo municipal frisa ainda a importância de cada pessoa continuar se prevenindo para que a doença continue sendo controlada em Petrópolis, isso inclui o uso de máscaras e de álcool em gel, sair de casa só em caso de necessidade, evitar aglomerações e manter o distanciamento social", alertou o município.
Vale lembrar que os motoristas ou passageiros que apresentarem sintomas respiratórios na barreira sanitária serão orientados a retornarem para o município de origem.