sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Secretarias de Meio Ambiente e de Segurança Pública de SJB participam de Capacitação relacionada a óleo em praias


Colaboradores da Prefeitura de São João da Barra participaram na quinta-feira, 28, da capacitação sobre "Técnicas de avaliação e coordenação para limpeza de praias atingidas por óleo". O evento ocorreu no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, em Macaé, e foi organizado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade.

Durante a capacitação, foram ministradas aulas teóricas e práticas, como preparar os órgãos municipais sobre técnicas de avaliação do cenário emergencial e coordenação para as ações para limpeza das praias, atingidas por óleo. Na teoria foram indicadas técnicas de mitigação e controle para os diferentes ecossistemas, como costões rochosos, praias arenosas, manguezais, entre outros.

O treinamento foi concluído com a realização de exercício prático de simulado, no qual os técnicos elaboraram um plano de contingência após análise das condições ambientais do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. A atividade é uma ação definida pelo grupo de trabalho especial criado em 24 de outubro de 2019, conforme publicação em Diário Oficial do Estado, para acompanhamento e vigilância das manchas de óleo na costa brasileira.

"A capacitação possibilitou padronizar terminologias para documentar as condições identificadas na linha de costa, subsidiando a tomada de decisões nas ações de resposta a emergências, levando em consideração a mitigação dos impactos por derramamentos de óleo, nas áreas ambientalmente sensíveis", ressaltou a secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Joice Pedra.

Além de Joice Pedra, participaram do curso a gerente administrativa Marcelle Terra, os técnicos ambientais Marcus Vinicíus Corpas e Romeu Carneiro, o secretário de Segurança Pública, Anderson Campinho, o coordenador de Proteção e Defesa Civil, Wellington Barreto, e o comandante da Guarda Civil Municipal, Marcelo Reis.