sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Parcerias :Secretaria de Agricultura de SJB se reuniram na Emater e na Superintendência Federal de Agricultura


Representantes da Secretaria Agricultura de São João da Barra participaram na última quarta-feira, 06, de duas importantes reuniões no Rio de Janeiro. As pautas foram na diretoria-executiva da Emater-Rio e na Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio de Janeiro (SFA/RJ), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Em pauta a definição de parcerias do município com as esferas estadual e federal, a estruturação dos veículos para atendimento aos produtores no campo (extensão rural), do escritório local e abrangência do convênio incluindo a atuação da Emater junto aos projetos da Secretaria. 

Também foi solicitado apoio para os agricultores nos projetos de processamento de produtos e a inclusão do município no programa PROSPERAR, que dá apoio à agroindústria familiar visando aumentar a oferta de emprego e a renda na área rural agregando valor à produção dos pequenos agricultores.

A secretária Marcela Toledo, o subsecretário José Maria Carvalho de Souza, a médica veterinária Aline Mineiro Costa e o gestor de projetos Carlos Wagner de Souza foram recebidos na Emater pela diretora-presidente da Emater-Rio, Stella Alves Branco Romanos e a equipe técnica do órgão.

“Recebemos parecer favorável da presidente da Emater, Estella Romanos em todas as demandas apresentadas, o que nos deixou muito otimistas para que em 2020 tenhamos uma assistência técnica rural mais desenvolvida no município. Com isso vamos contar com uma produção mais qualificada. diminuindo custos e aumentando a renda dos produtores”, explicou.

Na Superintendência do Ministério da Agricultura, Marcela Toledo, que também é presidente Conselho de Desenvolvimento Agropecuário do Norte Fluminense, solicitou uma reunião técnica com os secretários de Agricultura da região Norte Fluminense. Também participaram do encontro os secretários dos municípios de Campos dos Goytacazes, São Francisco de Itabapoana, Carapebus, e Cardoso Moreira.

Na ocasião foi apresentado pelos setores técnicos do Ministério da Agricultura e representantes dos segmentos da Embrapa: Solos, Agroindustria, e Agrobiologia, Conab e Banco do Brasil, as políticas públicas que as instituições podem disponibilizar aos municípios do Norte Fluminense. 

“Esse encontro foi um marco para o interior no estreitamento de relações com órgãos das diferentes instâncias governamentais, mudando a forma com essas políticas públicas chegam para a municipalidade. O município procurou o Ministério da Agricultora e foi acolhido nesse dialogo. Aproveitamos a oportunidade para encaminhar as demandas e esclarecer as dúvidas sobre os programas apresentados”, esclareceu a secretária.