quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Participação da Secretaria de Agricultura de São João da Barra em eventos é destaque


São João da Barra, por meio da Secretaria de Agricultura, participou de uma série de eventos ligado ao setor na última semana. Reuniões, visitas técnicas, seminários e feiras fizeram parte da programação.

A secretária da pasta, Marcela Toledo, acompanhada de equipe técnica esteve em Nova Friburgo, região serrana do estado, em uma reunião com o secretário de Agricultura local, José Adilso de Medeiros. Em pauta os avanços do cenário agrícola do município e a participação das associações de produtores rurais nesse processo.

Seguindo a agenda na região serrana fluminense, encontro com o presidente da Associação de Produtores de Morango (AMorango), Fernando Hottz. Na ocasião foi apresentado o trabalho da associação na captação de recursos, melhoria da produção com base na organização social e abertura de uma loja para receber o turismo rural. Na ocasião o grupo ainda conheceu a empresa Agrotechno, que realiza a rastreabilidade do morango da associação e de diversos outros produtores.

A secretária ainda participou, em Itaocara, no Noroeste Fluminense, da palestra sobre Rastreabilidade de Alimentos Vegetais Frescos, promovida pela União das Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do Estado do Rio de Janeiro (Unacoop).

“Nosso foco com essas visitas foi a busca de informações e experiências bem-sucedidas no agronegócio para que possamos elevar o nível da produção agropecuária de São João da Barra e avançar ainda mais na produtividade”, salientou Marcela Toledo.


Ruraltur - São João da Barra esteve presente na 15ª edição da Feira Nacional do Turismo Rural, a Ruraltur, que aconteceu em Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo, de 20 a 24 de novembro, com distribuição de material de divulgação do município. A secretária de Agricultura, Marcela Toledo, prestigiou a feira que é referência no turismo rural no país. O evento contou com uma extensa programação: seminário, visitas técnicas, aulas-shows, feira de negócios e atrações culturais.

A secretária destacou, como pontos importantes do evento, as associações fortes que impulsionam as localidades, a diversificação de produção, empresas especializadas que estimulam e orientam os produtores, o processamento - além da produção, grande parte das famílias faz o processamento de sua produção: geleias, antepastos, licores e conservas e o turismo rural como oportunidade de comércio direto para os produtores.

“Nossa agricultura é forte, mas ainda estamos dando os primeiros passos para a implantação do turismo rural, que precisa de organização, estruturação e planejamento. Mas acredito no potencial do município para o desenvolvimento da atividade”, completou.






Fonte: Secom