Mostrando postagens com marcador Palácio da Cultura. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Palácio da Cultura. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 3 de março de 2015

ESCULTURAS DE JOSÉ DO PATROCÍNIO VOLTARÃO PARA O PALÁCIO DA CULTURA

(Fotos: Ralph Braz)
A representação da Abolição da Escravatura em forma de estátuas, uma obra do famoso escultor Joás Pereira dos Passos, o mesmo que esculpiu a estátua de Noel Rosa, no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro, voltará para o Palácio da Cultura, de onde fora retirado, em 2007, no governo do ex-prefeito Alexandre Mocaiber. Ela ficará ao lado do Panteão dos Heróis, compondo a paisagem urbana daquela área da Avenida Pelinca.

A informação é do presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural (Coppam), Orávio de Campos Soares, que esteve, na semana passada, no canteiro de obras das reformas do Palácio, estudando a novo local das estátuas, uma vez que onde se encontravam, à entrada do patrimônio público, voltará a compor o espelho d’água do lago integrante do belo paisagismo de Burle Marx.

A arte é uma justa homenagem ao maior dos abolicionistas brasileiros, José do Patrocínio (1853-1905), que nascido em Campos, filho do Vigário João Carlos, conseguiu, pelo seu talento, ser sucesso na imprensa e no meio intelectual do II Império, constituindo-se, sem dúvida, numa das maiores expressões políticas de seu tempo, muito lutando pela libertação dos escravos.


O conjunto foi instalado em 2003, por sugestão dos poetas Antonio Roberto Fernandes e Vilmar Ferreira Rangel e do escritor Jorge Renato Pereira Pinto, da Academia Campista de Letras, junto à rampa de acessibilidade do Palácio (obra do arquiteto Francisco Leal, atualmente passando por uma reforma) e levada para a Praça Fatia de Queijo, onde se encontra próximo do canhão da Revolução de 30.

Para o professor Orávio de Campos Soares, o retorno da obra de arte vai ocorrer assim que for possível o traslado e será entregue à comunidade juntamente com as novas obras do Palácio da Cultura. “O novo espaço foi aprovado, também, pelo Conselho Municipal de Cultura e faz parte do rol de reivindicações produzido pela IV Conferência Municipal, realizada em setembro do ano passado”, afirmou.

No Panteão encontram-se os restos mortais de José do Patrocínio, sua mulher Maria Henriqueta Sena e do ex-Prefeito João Barcelos Martins, considerado uma das vítimas da chamada Revolução de 1964. “Penso e também os conselheiros, que o lugar escolhido vai compor o conjunto que faz homenagens aos heróis da história do município”, finalizou.






Fonte: Ururau

quinta-feira, 16 de maio de 2013

REUNIÃO DA SAÚDE NO PALÁCIO DA CULTURA

(foto: Divulgação)


Encarregados das 72 Unidades Básicas de Saúde (UBS) participaram nesta quarta-feira (15), no auditório Amaro Prata Tavares, no Palácio da Cultura, de um encontro visando melhorar ainda mais o atendimento à população. Os trabalhos foram conduzidos pela diretora do departamento de Assistência Farmacêutica, Bruna Araújo; o superintendente de Atenção Básica, Paulo Cassiano; o subsecretário Roberto Vogel; e o secretário de Governo Suledil Bernandino.

Durante o encontro foram apresentadas propostas e traçadas metas de planejamento. Em 2012 foram realizadas 2.586.890 consultas e exames nas UBSs de Campos, como consultas em clínica médica, ginecologia, odontologia, cardiologia, pediatria e coleta de exames, entre outros procedimentos. Também registramos 574.579 consultas especializadas, 2.825.820 exames de média e alta complexidade, além dos 758.845 atendimentos nos programas da Saúde Coletiva.

- Os debates na saúde agora serão permanentes para que possamos cada vez mais prestar um serviço com maior qualidade à população - disse Suledil Bernardino, que acrescentou ainda a meta para 2013 é chegar a mais de 3 milhões de atendimento nas UBS.

As UBSs são locais onde a população tem atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, entre outros.

- Já estamos em fase de implantação do prontuário eletrônico. A Prefeitura de Campos está modernizando os serviços para o atendimento à população - concluiu o secretário.

Já o subsecretário Roberto Vogel lembrou o quanto é importante a capacitação e o treinamento, para melhor atendimento às demandas. "Estamos avançando na modernização. Nos encontros, avaliamos e buscamos a melhoria cada vez mais dos serviços prestados à população", finalizou Roberto Vogel.


Fonte: Secom PMCG