Mostrando postagens com marcador PU Saldanha Marinho. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador PU Saldanha Marinho. Mostrar todas as postagens

sábado, 12 de novembro de 2016

Homem invade PU da Saldanha Marinho e atira contra dois pacientes


Depois de um homem ter sido morto a tiros dentro do Hospital São José, em Goitacazes, no início deste mês, na noite dessa sexta-feira pacientes e servidores do PU da Saldanha Marinho viveram momentos de pânico. Um homem armado entrou na unidade e atirou contra dois pacientes internos na ala psiquiátrica da unidade, sendo um menor de 13 anos, fugindo em seguida. Uma médica que estava próxima às vítimas passou mal e chegou a desmaiar. Alguns pacientes foram liberados e os casos mais graves foram transferidos para outra unidade de saúde. Somente atendimentos emergenciais estão sendo realizados no PU.

O diretor da unidade, Edgar Manhães, contou que tudo corria normalmente quando o homem, não identificado por nenhuma testemunha, entrou armado na unidade e se dirigiu ao local onde os dois homens estão internados, por força de medida judicial, e fez os disparos.

Após o crime, a Polícia Militar foi acionada e uma viatura foi disponibilizada para ficar no local, já que as vítimas ainda estão internadas.

Ainda segundo o diretor da unidade, a viatura teria ficado pouco tempo e deixado o local. Com isso, a sensação de insegurança permaneceu no posto.

Por telefone, o comandante do 8º BPM, tenente-coronel Fabiano, disse que iria verificar o motivo da retirada da viatura, já que a ordem foi de permanência até o final do feriado. No entanto, no início da tarde deste sábado, a equipe de reportagem da Folha esteve no local e verificou que duas viaturas estavam no PU.

A prefeitura de Campos foi questionada sobre o assunto, mas ainda não enviou nota.








Fonte: Folha da Manhã

sexta-feira, 10 de julho de 2015

PU SIQUIÁTRICO COM PROBLEMAS EM CAMPOS

(Foto: Valmir Oliveira | Folha da Manhã)
Um leitor, que não quis identificar, reclamou da infraestrutura oferecida, pelo Posto de Urgência (PU) Psiquiátrico da Saldanha Marinho. Segundo ele, a sua tia de 56 anos, ficou internada, durante dois dias, esta semana, na unidade.

— A situação está horrível. A enfermaria feminina estava sem luz e a roupa de cama escassa — disse, ressaltando que “mesmo em péssimas condições os médicos e técnicos de enfermagem, que estariam sem receber há mais três de meses, fazem o possível para atender de forma digna os pacientes”. O leitor diz ainda, que a porta do posto de enfermagem estaria quebrada e que a portaria da unidade não estaria funcionando mais por 24 horas, devido a demissão da recepcionista.

Elaine de Oliveira, 28 anos, esteve na tarde de quinta-feira (9) no PU em busca de atendimento para a sua mãe. Segundo ela, os médicos trabalham, atualmente, “por sentirem pena dos pacientes, pois eles reclamam da falta de pagamento”. “Após ser consultada, a médica falou que minha mãe precisaria ficar internada, mas diante da situação, não foi possível” — disse, acrescentando que “há 20 dias, até blocos de receituários estariam em falta”.

A Folha esteve na tarde de quinta no PU Psiquiátrico e encontrou um cartaz, informando que após às 17h, o atendimento só seria feito pela entrada do outro PU, que conta com o atendimento em outras especialidades.

Segundo a secretaria de Saúde, a necessidade de melhorias no PU Psiquiátrico já foi identificada, e está sendo realizado o projeto de reforma da unidade. No entanto, os pacientes não estão desassistidos e o atendimento prossegue normalmente. A reestruturação da Gerência de Saúde Mental acontece desde 2011, incluindo a implantação de novas unidades para atendimento a pessoas com distúrbios mentais e/ou dependentes de drogas. O pagamento dos servidores efetivos da Prefeitura está em dia e a Prefeitura de Campos mantém os ritos administrativos para pagamento dos profissionais contratados.




Fonte: Folha da Manhã

segunda-feira, 18 de maio de 2015

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL, VISTORIA PU DA SALDANHA MARINHO

(Foto: Ururau)
Depois do Ministério Público Federal, foi a vez do MP Estadual vistoriar uma unidade de saúde. Uma equipe esteve no PU da Saldanha Marinho na manhã de hoje. De acordo com a assessoria da Fundação Municipal de Saúde, “Os administradores da UPH (Unidade Pré-Hospitalar) receberam o MPE e percorreram todos os setores. A vistoria ocorreu de forma tranquila e sem problemas”.




Fonte: Blog Na Curva do Rio (Suzy Monteiro)

quarta-feira, 18 de junho de 2014

BOMBEIROS RESGATAM HOMEM DENTRO DO CANAL CAMPOS-MACAÉ

(Foto: Ralph Braz)
Um homem foi resgatado do canal Campos-Macaé na madrugada desta quarta-feira (18/06) na Beira-Valão, em Campos.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, L.C., de 46 anos, teria caído no canal e foi resgatado pelos socorristas. O incidente aconteceu na esquina da Rua José Alves de Azevedo com Avenida 28 de Março.

A vítima foi encaminhada para o Posto de Urgência do Saldanha Marinho.



Fonte: Ururau

sexta-feira, 4 de abril de 2014

PU DA SALDANHA MARINHO EM ESTADO TERMINAL

(Fotos: Gabriel Pessanha)
 O Posto de Urgência da Saldanha Marinho, inaugurado na década de 60 pelo então prefeito Rockfeller de Lima, parece ter sido esquecido”. E nem adianta dizer que ninguém avisou. Em maio do ano passado, o presidente do Sindicato dos Médicos de Campos, Reinaldo Tavares Dantas disse o seguinte: “O Posto importante Saldanha Marinho está decrépito, abandonado, após 47 anos de resistência”.


Em matéria da jornalista Tatiana Rangel, publicada na Folha Online, o leitor Gabriel Pessanha,desabafou: “Constatei diversas coisas que me atentaram para o deplorável estado da estrutura física do local. Sangue no chão; poltronas rasgadas; ausência de garrote para a punção, sendo usado uma luva de procedimento no lugar; além do despreparo e falta de informação sobre as medicações dos pacientes”, reclamou.

O leitor relatou também o estado precário da unidade de saúde. “As paredes estão caindo, são portas sem maçanetas, armários com medicações abertos, ralo aberto em meio ao corredor, local de lavar a mão sem uma lixeira para jogar os papéis-toalha, péssimo atendimento, péssima estrutura física, janelas quebradas, assentos sujos com restos de materiais”.

Ainda de acordo com informações do Gabriel, “um paciente teve que segurar um lixo contendo materiais contamináveis como seringas, algodões com sangue e outros lixos hospitalares para segurar e vomitar”, contou.


O leitor disse também que quando requisitado um saco para que o paciente pudesse vomitar, as enfermeiras e o segurança falaram para que o paciente usasse o lixo, mas que devido a insistência no pedido do saco plástico, funcionários teriam levado um saco de lixo de 100 litros.

Além das reclamações, várias críticas foram feitas pelo leitor, que relatou também o estado precário da unidade de saúde. “As paredes estão caindo, são portas sem maçanetas, armários com medicações abertos, ralo aberto em meio ao corredor, local de lavar a mão sem uma lixeira para jogar os papéis-toalha, péssimo atendimento, péssima estrutura física, janelas quebradas, assentos sujos com restos de materiais que podem ser contaminantes”.

No ano passado, o paciente Fabiano Moreira procurou a equipe da Folha e contou que foi atendido por um Dentista no PU da Saldanha Marinho, mas que não teve o caso solucionado por falta de material.
 
 
Fonte: Blog do Bastos

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

PACIENTES SE REVOLTAM POR FALTA DE ATENDIMENTO EM P.U DA SALDANHA MARINHO


(Foto: Hellen Souza/ Folha da Manhã)

Registrando mais uma reclamação, na manhã dessa segunda-feira (02), pacientes revoltados com a falta de médicos e demora no atendimento do Posto de Emergência da Saldanha Marinho, se queixaram mais uma vez sobre o descaso com a saúde pública em Campos. Algumas pessoas chegaram a ficar mais de duas horas esperando o atendimento, que estava sendo feito por um médico na sala de espera e também das emergências que chegavam de ambulância. No local, a administradora do posto de urgência, identificada apenas como Sônia, disse que o motivo do atendimento lento seria por causa do horário de almoço dos médicos.

Com distribuição de senhas que não são chamadas em ordem, pacientes reclamavam sem parar sobre a demora do atendimento. “Estou aqui desde às 10h30 e já são 12h20 e minha mãe ainda não foi atendida. É um absurdo e ainda dizem que só tem um médico para atender todo mundo, pois os outros estão em seu horário de almoço, então ninguém pode passar mal no almoço?” questionou Jeferson Alves, que ficou no local por cerca de três horas.

Em um dos casos mais graves, a dona de casa, Josiane Vicente, de 54 anos, que estava trêmula e passava mal no local, ao pedir por atendimento mais rápido, teve que ouvir que teria de esperar o médico voltar do almoço. “Eu não sei o que fazer, não sei o que to sentindo, estou nervosa e eles me disseram que o neuropsiquiatra foi almoçar e que tenho de esperar. Meu caso é serio!”, lamentou a dona de casa.


Fonte: Folha da Manhã