Mostrando postagens com marcador Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro). Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro). Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 8 de abril de 2015

PREFEITURA DE CAMPOS BUSCA APOIO DE MUNICÍPIOS PRODUTORES DE PETRÓLEO

(Foto: Divulgação)
A Prefeita Rosinha Garotinho defendeu nesta terça-feira (07), em Brasília, em encontro com o senador Marcelo Crivella, medidas de apoio aos municípios e estados produtores de petróleo, como a criação do Fundo de Recomposição de Receitas, que tramita como resolução na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Acompanhada da deputada federal Clarissa Garotinho, a Prefeita Rosinha disse que a medida proposta no Senado representa um novo horizonte para amenizar os impactos da crise nacional e da queda cotação internacional do barril do petróleo. Rosinha participou do encontro ao lado de prefeitos da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro).

O senador Marcelo Crivella diz que, neste momento, estão sendo feitas as análises finais na CAE sobre os aspectos técnicos da proposta e que manterá o empenho para colocar em apreciação da resolução.
A Prefeita Rosinha destacou que a proposta do Fundo, redigida por seu secretário de Governo Anthony Garotinho, representa uma oportunidade de recuperação dos municípios e estados produtores.

– É preciso achar saídas, como a do Fundo de Recuperação sugerido por Garotinho, que usou de sua experiência como governador para propor a ideia. A resolução depende apenas do Senado e vai permitir que municípios possam antecipar royalties para formar um fundo, calculando as perdas pela média dos repasses de 2013 e 2014, criando um teto de 10% por mês dos repasses para quitar a antecipação, sem comprometer gestões futuras – destacou a Prefeita Rosinha Garotinho.

A Prefeita Rosinha ressalta que é preciso o envolvimento de todos ativamente no processo, para a aprovação de um texto que beneficia vários estados e municípios produtores em todo o território brasileiro.




Fonte: Ascom | Campos24horas

terça-feira, 20 de maio de 2014

PREFEITOS DA REGIÃO SE REÚNEM COM MINISTRA DO STF, ROSA WEBER

(Foto: Divulgação)
A presidente da Ompetro, a prefeita Rosinha Garotinho, acaba de ser recebida nesta terça-feira (20), em Brasília, no Supremo Tribunal Federal (STF) pela ministra Rosa Weber. A prefeita apresentou os impactos que sofreriam os municípios e o Estado do Rio de Janeiro, caso a Corte reverta a liminar que impede a aplicação da nova lei da partilha dos royalties do petróleo. A prefeita Rosinha Garotinho será recebida em seguida pelo ministro do STF Luiz Fux, 17h.

Como presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), a prefeita Rosinha mobiliza a região desde 2009 para os riscos das mudanças das regras dos royalties, que acabou ocorrendo com o regime da partilha aprovado por deputados federais e senadores, que foi vetado pela presidente da Dilma mas sancionado pelo Congresso Nacional.

O STF marcou para o dia 28 de maio a apreciação da liminar da ministra Carmen Lúcia que impede a aplicação imediata do novo regime de partilha. “Eu sempre alertei de que essa matéria iria acabar sendo definida pelo STF. Os municípios não têm poder para impedir a perda e confiam no STF como guardiã da Constituição, que estabelece que os royalties são indenizações para compensar os impactos ambientais e sociais para entes federados produtores”, ressalta a prefeita Rosinha.

Participaram das audiências marcadas pela Ompetro os prefeitos Alair Correa (Cabo Frio), Neco (São João da Barra) e o vice-prefeito Pastor Zedequias (Casemiro de Abreu). Acompanham a prefeita o procurador Geral Matheus José Silva, o subsecretário de Comunicação Sérgio Cunha e a assessora Débora Batista.


Fonte: Secom