Mostrando postagens com marcador Maracanã. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Maracanã. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 10 de maio de 2013

JUSTIÇA BARRA CONCESSÃO DO MARACANÃ A EIKE BATISTA


A Justiça do Rio de Janeiro concedeu liminar nesta sexta-feira impugnando a licitação em que o consórcio que tem a empresa IMX, do bilionário Eike Batista, como integrante conseguiu a concessão do estádio do Maracanã por 35 anos, informou a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Estado.


Na quinta-feira, o Consórcio Maracanã, formado pela IMX, pela construtora Odebrecht e a administradora de estádios norte-americana AEG foi declarado vencedor da licitação para concessão da arena, que será palco das finais da Copa das Confederações deste ano e da Copa do Mundo do ano que vem. O grupo tinha previsto pagar um total de 181,5 milhões de reais em 33 parcelas pela concessão.

Em sua decisão, a juíza da 9ª Vara da Fazenda Pública, Gisele Guida de Faria, decidiu acatar pedido do Ministério Público para impugnar a licitação por entender, entre outras coisas, que o Estado receberia uma remuneração insuficiente na transação e que houve erros na formulação do edital.



Como a decisão é em caráter liminar, o Consórcio Maracanã pode recorrer da decisão.

O governo do RJ anunciou nesta semana que foi liberado um adicional de 200 milhões de reais para a obra, elevando o custo total a 1,049 bilhão de reais. Inicialmente, as obras estavam estimadas em 705 milhões de reais, mas problemas encontrados na cobertura durante a reforma já tinham elevado os custos para 859 milhões, segundo números da secretaria estadual de obras.

A Odebrecht já integra o consórcio responsável pela obra para a Copa, enquanto a IMX realizou um estudo de viabilidade econômica do estádio prévio ao processo de licitação. A AEG administra diversas arenas esportivas ao redor do mundo, incluindo a Arena Pernambuco e o novo estádio do Palmeiras.

O Consórcio Maracanã tem 90 % de participação da Odebrecht, 5 % da IMX e 5 % da AEG.

O processo de licitação do Maracanã foi alvo de protestos contra a privatização do estádio e também envolveu uma ação judicial. A licitação só foi adiante após o governo obter uma liminar no mês passado. O Ministério Público havia acusado o Estado de favorecer a IMX.


Fonte: Exame

quinta-feira, 9 de maio de 2013

GRUPO DE EIKE VENCE LICITAÇÃO DO MARACANÃ



O governo do Rio de Janeiro anunciou nesta quinta-feira, dia 9, o consórcio vencedor da licitação para administrar o Maracanã. Sem muitas surpresas, o grupo formado por Odebrecht, AEG e IMX (empresa de Eike Batista) ficou como responsável por cuidar do “maior do mundo” durante os próximos 35 anos.

O Consórcio Maracanã SA, nome do grupo vencedor, apresentou toda a documentação necessária para o processo e foi aprovado por unanimidade pela Comissão Especial de Licitação. Para conseguir administrar o estádio, eles precisaram superar o Consórcio Complexo Esportivo e Cultural do Rio de Janeiro, composto por OAS SA, Stadion Amsterdam e Lagardere Unlimited.

Na briga pela administração do palco da final da Copa de 2014, o Consórcio Maracanã SA levou a melhor tanto na proposta financeira e na técnica. A oferta vencedora foi de R$ 181,5 milhões ao governo, divididos em 33 parcelas anuais de R$ 5,5 milhões. Enquanto os rivais ofereceram R$ 155,1 milhões (33 prestações de R$ 4,7 milhões).


Fonte: POP