Mostrando postagens com marcador Hospital Abrigo Dr. João Viana.. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Hospital Abrigo Dr. João Viana.. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 25 de junho de 2015

HOSPITAL JOÃO VIANA: PREFEITURA QUER DINHEIRO DE VOLTA



O que era uma salvação para os hospitais determinada pela Justiça virou mais uma motivo de preocupação pelo menos para a administração do Hospital Psiquiátrico Abrigo Dr. João Viana, que já havia gastado parte do dinheiro liberado por ordem judicial nessa segunda-feira, dentro de um montante de R$ 9,25 milhões que havia sido depositado nas contas de cinco unidades hospitalares da rede conveniada à Prefeitura de Campos, por determinação da 1ª Vara Cível de Campos. O problema é que o desembargador Luiz Ribeiro de Carvalho, presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) determinou, a pedido da própria Prefeitura, a suspensão da decisão inicial e a devolução do dinheiro. O que ainda não se sabe é, como a unidade que utilizou parte do valor creditado para honrar pagamentos atrasados em prol do mantimento dos serviços à população terá saldo para cumprir a determinação. Nessa quarta-feira (24), o Ministério Público Estadual (MPE) disse que já está recorrendo da decisão.

— A quantia referente a 50% do valor da dívida, assim como determinado, foi creditada na última segunda-feira. Recebemos um total de R$ 150 mil. Parte desse valor foi utilizada na tarde do dia 23 (terça-feira), para pagamentos dos funcionários do ambulatório, que estavam em greve desde o final do mês de abril, em virtude do atraso na remuneração. O pagamento executado aos trabalhadores foi referente ao mês de março, porém, os colaboradores ainda não retomaram suas funções. Acreditamos que na próxima segunda todos os grevistas já terão assumido seus postos — destacou a presidente da liga Espírita de Campos, Cristina Lima, mantenedora do Hospital Abrigo Dr. João Viana.

Já em relação à decisão do TJ-RJ, que implica no estorno da quantia recebida, Cristina relatou que não sabe como será feita a devolução, pois parte do dinheiro foi gasto “Estamos aguardando a ordem judicial que nos solicite tal ação, pois até o momento nenhuma notificação que obrigue os hospitais que cumpram a devolução do dinheiro foi recebida” revelou a presidente por volta das 15h45 dessa quarta-feira.

Situação diferente aconteceu na Fundação Benedito Pereira Nunes (FBPN), entidade mantenedora do Hospital Escola Álvaro Alvim, segundo a assessoria de comunicação. Em nota, a FBPN informou que tomou conhecimento da decisão do TJ-RJ e não utilizou a verba. “O repasse referente ao Hospital Álvaro Alvim foi creditado na segunda, após o encerramento do horário bancário. A unidade só confirmou o depósito na terça, e, tomando conhecimento da decisão do TJ-RJ, não utilizou a verba. A notificação sobre o estorno foi recebida na data de hoje, 24, às 16h”, diz nota.

Durante a tarde dessa quarta-feira, a equipe da Folha da Manhã tentou ouvir a Santa Casa de Misericórdia, a Beneficência Portuguesa e o Hospital dos Plantadores de Cana, mas não obteve retorno até o fechamento da edição.

Unidades correm risco de fechar as portas

O promotor Leandro Manhães, da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva, que ingressou com ação na 1ª Vara Cível de Campos para a liberação dos R$ 9,25 milhões, referentes a 50% da dívida da municipalidade com os hospitais, disse que está recorrendo da decisão do TJ, defendendo o “cumprimento da liberação do repasse para que os custos não sejam pagos com vidas no futuro”.

O recurso solicitado pelo promotor Leandro Manhães visa defender o cumprimento da liberação do repasse parcial da dívida do município às entidades de saúde. De acordo com o promotor, sem esse dinheiro, os hospitais que receberam tais valores e prestam serviços através do Sistema Único de Saúde (SUS) correriam o risco de fechar as suas portas.

— Se esses hospitais fecharem, a saúde pública do município entrará em caos, pois é certo que somente o Hospital Geral de Guarus (HGG) e o Hospital Ferreira Machado (HFM) não são capazes de atender, sozinhos, a demanda. Precisamos dessas unidades funcionando — declarou Leandro





Fonte: Folha da Manhã

quinta-feira, 19 de março de 2015

HOSPITAL JOÃO VIANA PEDE SOCORRO

(Foto: Ralph Braz)
O Hospital Psiquiátrico Espírita Dr. João Viana, que completou 68 anos, é mantido pela Liga Espírita de Campos e passa por dificuldades financeiras todos os meses para o fechamento das despesas que giram em torno de R$225 mil mensal. A direção vem tentando aumentar o número de doadores fixos através da campanha “Amigos do João Viana” pelo sitewww.amigosdojoaoviana.com.br.

A direção do hospital enfrenta grandes dificuldades para manter as contas em dia sem precisar reduzir o número de pessoas atendidas. Segundo a Presidente da Liga Espírita, Cristina Lima, o hospital tem 120 assistidos, sendo que desse total, 41 residem no hospital, que é mantido com verbas do Sistema Único de Saúde, Prefeitura de Campos e doações. “A campanha Amigos do João Viana tem o objetivo de conquistar mil doadores fixos para que possamos continuar fazendo um trabalho de qualidade na unidade. Com quase um ano conseguimos 300 doadores. Precisamos de mais gente nessa corrente”, afirmou Cristina Lima.

Para se tornar um doador, o interessado deve se cadastrar pelo site e a Administração do hospital entrará em contato para confirmar o cadastro. O João Viana também recebe doações através de depósito em contas: Banco do Brasil, agência 0005-1, conta 4758-9.

Caixa Econômica Federal, agência 0180, conta 1433-2 op. 003 e Sicoob, agência 4222, conta 4272-2.

O João Viana realiza serviços de terapia com psicólogos, psiquiatras, professores e técnicos de educação física e outros. “O importante é que tenhamos essa doação permanente para minimizarmos as dificuldades que o hospital vem enfrentando ao longo de sua história. É um valioso trabalho. Essas pessoas assistidas precisam muito. Cada um pode contribuir com o valor que puder. O mínimo que possa ser mantido todo mês pelo menos até o fim do ano, e juntos vamos somando e somando, dividindo e multiplicando”, disse Cristina Lima.



Fonte: Folha da Manhã

quinta-feira, 3 de julho de 2014

HOSPITAL PSIQUIÁTRICO DR.JOÃO VIANA ABRE BAZAR PARA PAGAR DÍVIDAS

(Foto: Ralph Braz)
Com o tema "Amigos do João Viana", o Hospital Psiquiátrico Espírita de mesmo nome, começou uma campanha para pedir a ajuda de toda a comunidade e arrecadar fundos para continuar funcionando.

A unidade, que existe há 67 anos, abriu um Bazar nesta semana, na Rua Carlos Lacerda, 309, no Centro, para arrecadar fundos para o pagamento de contas atrasadas do hospital.

No espaço, doado por uma colaboradora da campanha, araras com roupas de festa, esporte fino e infantis, além de sapatos e acessórios, já tem chamado atenção da população.

De acordo com a presidente do Hospital Eliete Maria Alves, todas as roupas foram doadas pela comunidade e frequentadores de grupos espíritas da cidade, engajados na campanha "Amigos do João Viana.

"Estamos com diversas contas em atraso. Não podemos ficar sem água e sem luz porque além dos pacientes, também têm os funcionários que estão há anos conosco nesta luta. Esta campanha tem como principal objetivo conscientizar a população sobre o trabalho que fazemos na instituição e arrecadar uma quantia fixa e mensal que vai nos ajudar a pagar serviços de urgência", disse.

A unidade atende a 120 pacientes com problemas mentais e continua precisando, com urgência, de produtos de limpeza e higiene pessoal, além de alimentos. A campanha Amigos do João Viana foi idealizada pela diretoria do hospital na tentativa de arrecadar mensalmente, uma quantia em dinheiro que ajude no pagamento das contas mais urgentes, como água e luz.

O bazar vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

O Hospital Dr. João Viana atende a pacientes de Campos e de municípios vizinhos como Macaé, Quissamã e São Francisco de Itabapoana, que vivem em regime de internação. Todos precisam de acompanhamento médico, psicológico e de uma alimentação balanceada.

Quem quiser aderir a campanha "Amigos do João Viana" ou ajudar com qualquer tipo de doação, o Hospital Psiquiátrico Espírita Dr. João Viana fica localizado na Rua Antônio Alves Cordeiro, 81, Parque Rosário. O telefone para contato é o (22) 27371550.



Fonte: TerceiraVia

terça-feira, 18 de março de 2014

HOSPITAL JOÃO VIANNA ESTÁ PRECISANDO DE AJUDA

(Foto: Ralph Braz)

Esse pequeno hospital de internação de pacientes com distúrbios vive sempre às voltas com suas dificuldades financeiras e depende em parte da boa vontade da sociedade local para continuar a atender o seu público. Claro que tem sempre a boa vontade de seu corpo funcional e dos profissionais que atendem lá.

Este excesso de calor está trazendo uma situação difícil para todos por lá, porque pequenos ventiladores não conseguem atender e amenizar o sofrimento, tanto dos internos quanto das demais pessoas e funcionários.

Será que conseguiríamos a doação de alguns ventiladores do tipo TUFÃO, de empresas ou pessoas que os tenham e não estejam mais usando, ou que possam ajudar ao Abrigo? Tenho visto os que possuem um micro-jato de agua em volta do ventilador e que ajudam muito a baixar um pouco a temperatura dos ambientes. Se você tiver alguma possibilidade de ajudar, Procure a direção do Abrigo

O Poder Público Municipal bem que poderia resolver esse pequeno problema e comprar tais ventiladores maiores. Fica aqui o pedido.


Fonte: Blog Campos de todos nós