domingo, 2 de fevereiro de 2025

Espetáculo ‘Som e Luz’ será retomado no Museu Imperial de Petrópolis


Na manhã deste domingo (2), o prefeito Hingo Hammes anunciou a retomada do tradicional espetáculo ‘Som e Luz’, no Museu Imperial. O Som e Luz oferece a oportunidade de voltar no tempo ao reviver alguns dos mais importantes momentos do segundo reinado no Brasil. Trata-se de uma superprodução que utiliza efeitos especiais de iluminação e sonorização para reviver a história de d. Pedro II.

O prefeito Hingo Hammes afirma que a volta do espetáculo é um marco importante para resgatar a história e proporcionar uma experiência única aos visitantes. “Estamos há muito tempo tentando resgatar esse projeto. E agora, avançamos para oferecer mais atrativos, fortalecer o turismo e valorizar ainda mais nossa cidade”, destacou.



O governador Cláudio Castro anunciou, neste domingo (02/02), a modernização dos equipamentos utilizados no espetáculo ‘Som e Luz’ do Museu Imperial, em Petrópolis. O retorno das apresentações será viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e do investimento de R$ 1,7 milhão da Enel. Suspenso desde 2020, o evento volta a integrar o circuito cultural e histórico do município.

Castro destacou a utilização de equipamentos modernos para a retomada do projeto e reforçou a relevância da iniciativa para a preservação da memória histórica. A previsão é que o espetáculo seja mantido pelos próximos 10 anos.

"A história do país precisa ser valorizada e essa iniciativa tem papel fundamental no turismo. O resgate da memória nacional fortalece políticas culturais e destaca a identidade do Estado. Petrópolis tem um papel central nesse contexto e seu potencial histórico precisa ser ainda mais promovido", afirmou o governador.



"Hoje celebramos a força do diálogo e da união de esforços para impulsionar o turismo em nossa cidade. A retomada do tradicional espetáculo Som e Luz no Museu Imperial é um marco importante para resgatar a história e proporcionar uma experiência única aos visitantes. Com o apoio do Governo do Estado e o trabalho conjunto entre as equipes, conseguimos reestruturar o projeto e garantir sua aprovação. Meu agradecimento ao governador @claudiocastrorj, ao secretário de Ambiente e Sustentabilidade @bernardochimrossi , à secretária de Cultura do Estado @daniellebarrosoficial, à equipe da Enel, em nome do presidente Francesco Moliterni, ao diretor do Museu Imperial @mauriciovfjr e ao secretário municipal de Cultura @adenilsonhonorato, que se dedicaram para tornar essa conquista realidade.Seguimos avançando para oferecer mais atrativos, fortalecer o turismo e valorizar ainda mais nossa cidade!"

 


A retomada do projeto contou com o patrocínio da Enel e o apoio do estado. “É um programa importantíssimo para a propagação da nossa história, da nossa cultura”, disse o governador Cláudio Castro.

O espetáculo Som e Luz no Museu Imperial vai voltar! Estamos muito felizes em anunciar o retorno do projeto que atrai milhares de turistas para Petrópolis e fortalece nossa história. Junto com o prefeito, Hingo Hammes, o governador Claudio Castro, o secretário Bernardo Rossi, a secretaria de Cultura do estado @danielebarros, e a equipe da Enel, estivemos no anúncio do projeto que recebeu aporte via Lei de Incentivo à Cultura do Estado e será realizado pela Enel e outras empresas parceiras do município.

 

Estamos trabalhando para fortalecer ainda mais o turismo e cultura da cidade!" disse o vice -prefeito Albano.

 


Criado em 2002, o evento ocorre no Museu Imperial, um dos destinos mais visitados do Rio de Janeiro. Anualmente, cerca de 100 sessões eram realizadas, reunindo 250 espectadores por apresentação. Desde o lançamento, mais de 400 mil pessoas já acompanharam a performance, que utiliza efeitos especiais de iluminação e som para narrar a história de Dom Pedro II.

A secretária de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, ressaltou a importância da modernização do projeto.

"O ‘Som e Luz’ atrai tanto visitantes quanto moradores. Com essa renovação, o público terá uma experiência aprimorada, aliando tecnologia e patrimônio histórico" disse.