terça-feira, 13 de agosto de 2024

Candidatos em Petrópolis intensificam ações nas redes sociais


Conforme o calendário eleitoral, 15 de agosto é o prazo final para os partidos registrarem o nome dos candidatos a prefeito, vice e de vereadores. A campanha eleitoral oficial tem início, dia 16 de agosto, quando os candidatos, principalmente a Câmara Municipal, vão poder divulgar o número de suas candidaturas, distribuir material de campanha, com divulgação pela internet, respeitando a legislação.

De acordo com os dados até o momento, divulgados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já estão registrados junto à justiça eleitoral os candidatos a prefeito, o advogado Bernardo Santoro (Doutor Santoro) pelo Novo; Eduardo do Blog pela coligação Renova Petrópolis (Republicanos/PRTB/Agir); Hingo Hammes pela coligação Petrópolis Renovando com Experiência e Credibilidade (PP/PL/PRD/MOBILIZA/MDB/UNIÃO/DC); e Yuri Moura pela Federação PSOL/Rede.



Ainda não aparecem no sistema da Justiça Eleitoral os candidatos a prefeito pelo PSB, o prefeito Rubens Bomtempo e o candidato pelo Podemos, o ex-prefeito Leandro Sampaio. A Câmara Municipal tem 15 vereadores, sendo que dois (Hingo e Eduardo) concorrem à Prefeitura, com isso são 13 vereadores que buscam a reeleição. O sistema eleitoral mostra até o momento que apenas cinco já estão com registro realizado para reeleição: Mauro Peralta (PMN) Fred Procópio (MDB), Domingos Protetor e Gilda Beatriz (PP), e Junior Paixão (PSDB).

O sistema eleitoral já registra 205 candidatos a vereador, sendo dois partidos com 18 candidatos, o Novo e o Republicanos. O PP e o PL com 17 candidaturas e com 16 nomes na disputa para Câmara Municipal os partidos PMN, União Brasil, MDB, PRD, PSD e Agir. Com 14 candidatos o PSDB e com 13 o PRTB. O PT tem oito candidatos, o PCdoB com cinco, o PV com 3, o Cidadania com 2 e o Rede e o PSOL com um candidato cada. É importante destacar que os números apresentados são do site do TSE, até às 15h40 de ontem (12/08), sendo que o prazo final de registro das candidaturas acontece dia 15 de agosto.



Campanha nas redes sociais mobiliza candidatos

Antes mesmo da campanha oficial, durante apresentação como pré-candidatos, alguns nomes tentaram aproveitar o espaço nas redes sociais para apresentar suas propostas, não apenas pelo Instagram ou Facebook, mas em mensagens pelo Whatsapp. Os seis candidatos a prefeito, só no Instagram, juntos possuem 100.393 mil seguidores, mostrando que, além de contarem com os seguidores nas redes sociais, que na maioria das vezes são as mesmas pessoas, terão que mostrar na rua suas propostas e conquistar o eleitor.

Conforme levantamento feito apenas no Instagram, o vereador Eduardo do Blog tem 34.500 mil seguidores, seguido pelo deputado estadual, Yuri Moura com 24.400 mil seguidores. O prefeito Rubens Bomtempo tem 20 mil seguidores e o vereador Hingo Hammes possui 16.600 mil seguidores, Leandro Sampaio com 3.258 e Doutor Santoro com 2.035 seguidores.


Apesar das redes sociais não garantirem a eleição, podem fazer a diferença entre os candidatos, como mostrou a eleição em 2018, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro foi eleito presidente. O resultado da única pesquisa eleitoral registrada na Justiça Eleitoral até o momento, do Instituto Gerp, apontando que o vereador Hingo Hammes e o deputado estadual Yuri Moura estariam no segundo turno, caso a eleição fosse na data de divulgação dos dados, apresentam diversos fatores a serem discutidos.

O resultado entre outros sintomas da disputa eleitoral, pode ser um sinal do trabalho que vem sendo realizado pela equipe do deputado estadual, que desde o anúncio de sua pré-candidatura a prefeito, intensificou postagens sobre suas propostas de governo para Petrópolis nas redes sociais, pois teve condições de se distanciar da disputa partidária, que outros candidatos tiveram para consolidar suas candidaturas.

Com o início oficial da campanha eleitoral e agora com os candidatos confirmados pelas convenções municipais, todos estão buscando apresentar nas redes sociais suas propostas, buscando recuperar o tempo perdido durante o processo de disputas partidárias. As próximas pesquisas, caso tenham e esteja registrado na Justiça Eleitoral pode apresentar novos resultados na disputa em Petrópolis.








Fonte: Diário de Petrópolis