terça-feira, 20 de agosto de 2024

Vereadores de Petrópolis buscam reeleição de olho no desempenho de seus partidos


A eleição deste ano pode consagrar a vereadora Gilda Beatriz (PP) como a única mulher a conseguir ser eleita quatro vezes de forma consecutiva, sem interrupção entre um mandato e outro. Os vereadores Dudu (União) e Ronaldo Ramos (PSB) também buscam o quarto mandato; porém, os dois tiveram a sequência interrompida desde que disputaram pela primeira vez uma cadeira na Câmara Municipal.


Para a vereadora Gilda, ser a única mulher reeleita três vezes é resultado de um trabalho que foi aprovado pela população, frisando que seu trabalho não é apenas na época da eleição, mas durante todo o mandato, apoiando as lutas populares. Estamos trabalhando para conquistar o quarto mandato, mostrando que a mulher pode ter o seu espaço na política. Queremos que outras mulheres possam se eleger e participar da política; afinal de contas, somos a maioria da população no Brasil, comentou a vereadora.


Na atual legislatura, ela forma uma bancada feminina ao lado da vereadora Julia Casamasso do PSOL, que vem trabalhando para ser reeleita pelo PSOL. Apesar das diferenças ideológicas, Gilda e Júlia enfrentam o machismo presente na política, um problema nacional que vem sendo combatido diariamente na tentativa de mudar este quadro, que tem uma diferença gritante, como mostram os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde, do total de candidatos no Brasil, apenas 34% são mulheres. Em Petrópolis, são apenas 33% candidatas.

Nesse mundo machista da política, em Petrópolis, apesar de serem maioria na Câmara Municipal, os homens estão em desvantagem e buscam a reeleição tentando superar os números da vereadora Gilda. Alguns vereadores, que estão no primeiro mandato como titulares, na legislatura de 2017/2020, os vereadores Marcelo Lessa (PL), Marcelo Chitão (PL) e Fred Procópio (MDB), foram suplentes e, em 2020, conquistaram uma cadeira.


Os três agora buscam a reeleição como vereadores para um segundo mandato como titulares, sem a pressão de ser suplente, como ocorreu antes da eleição de 2020, quando, ao lado do vereador Hingo Hammes, hoje candidato a prefeito, tiveram que lutar para garantir o espaço no Legislativo Municipal, alterando inclusive o Regimento Interno da Câmara para que a Mesa Diretora pudesse ser formada devido ao afastamento de alguns parlamentares.

Os demais vereadores buscam a reeleição para um segundo mandato, contando com o apoio de suas bases e buscando ter votos em toda a cidade. Além de contar com o próprio trabalho, alguns vereadores, para conquistar a reeleição, vão depender também do desempenho do partido nas urnas e do resultado de outros candidatos do partido.