terça-feira, 27 de agosto de 2024

Propostas de governo de Hingo Hammes para prevenção de desastres naturais em Petrópolis


Com o agravamento da crise climática e o empobrecimento da população após a pandemia da covid-19, alguns desafios precisam ser enfrentados pelos próximos prefeitos nos mais de 5.570 municípios brasileiros. Em Petrópolis a situação não é diferente, pois, de acordo com estimativas do Censo de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), cerca de 7% da população de Petrópolis vive em áreas de risco, o que seriam aproximadamente cerca de 23.800 pessoas e 10% da população, vive em situação de pobreza.


Com as eleições municipais deste ano, os candidatos a prefeito ao registrarem suas candidaturas também registraram as suas propostas de governo para o período de 2025 a 2028. Alguns temas acabam sendo comuns entre eles, como medidas de prevenção contra os desastres naturais, o desenvolvimento econômico da cidade e medidas para melhorar a mobilidade, a saúde, a educação e a economia local.


Entre os desafios que o próximo prefeito deve enfrentar e apresentar soluções estão os desastres naturais, cuja preocupação aumenta com a mudança climática no mundo. Petrópolis é conhecida por enfrentar problemas com deslizamentos de terra e enchentes, especialmente durante a temporada de chuvas. Gerenciar e mitigar esses riscos é uma prioridade constante.

O candidato do PP, o vereador Hingo Hammes, em sua proposta de governo para 2025 a 2028, mostra que, de acordo com dados do IBGE e da Defesa Civil Nacional, 25% da população petropolitana vive em áreas de risco de inundações, enxurradas e deslizamentos. Diante deste cenário, torna-se imprescindível a criação de um Plano Diretor de Prevenção a Desastres Naturais. De acordo com ele, este plano será construído em parceria com sociedade petropolitana, órgãos de controle social e demais entes federados, prevendo ação de curto, médio e longo prazo, contemplando matriz de responsabilidades do Município, Estado e da União.


Entre as ações apresentadas por ele na sua proposta de governo estão atualizar o Plano de Risco do Município; Mapear os equipamentos públicos situados em área de risco; Difundir a cultura de defesa civil nas escolas, através de ações educacionais e sensibilização nas unidades educacionais públicas e privadas; Fortalecer os Núcleos de Defesa Civil nas Comunidades; Criar o Sistema Municipal de Defesa Civil; Criar o Centro de Monitoramento Regional e ampliar o CIMOP com vistas a integração da Defesa Civil aos novos radares de Banda-X.

A proposta de Hingo Hammes prevê ainda fortalecer a Cultura de Defesa Civil dos munícipes; Auxiliar na construção do Plano Diretor de Prevenção de Desastres; Capacitar profissionais da educação, pais e alunos e promover simulados nas escolas para que saibam o que fazer em caso de chuvas fortes; Aprimorar o Sistema de alerta e alarme em casos de previsão de fortes chuvas ou intempéries climáticas.








Fonte: Diário de Petrópolis | Rogerio Tosta