sábado, 1 de maio de 2021

27 anos sem o tri campeão Ayrton Senna


Um dos maiores pilotos de sempre Ayrton Senna da Silva faleceu no GP de San Marino há 27 anos

Ayrton Senna da Silva morreu, aos 34 anos, durante o Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, Itália, faz hoje dia 1 de maio, 27 anos.


Um fim-de-semana fatídico que já tinha começado de forma nefasta com a morte na véspera do piloto austríaco Roland Ratzenberger, nos treinos livres.

Os sinais de algo perturbador continuariam com um violento acidente também de Rubens Barrichello na curva Tamburello no mesmo local que horas depois Senna iria perder a vida.


Ayrton Senna chocou violentamente contra o muro e apesar de prontamente assistido viria a declarar-se o seu óbito já no hospital.

Um dos maiores ídolos não apenas do Brasil mas de milhares de fãs em todo o mundo Ayrton Senna iniciou sua carreira aos 13 anos, competindo nas provas de kart. Foi campeão sul-americano e brasileiro. Em 1981, ingressou na Fórmula Ford, onde também acumulou títulos, e, em 1983, foi campeão de Fórmula 3.


No ano seguinte, com 24 anos, começou a competir na Fórmula 1 e a sua primeira vitória foi no Grande Prémio de Portugal, no Estoril, em abril de 1985.


Em dez anos de uma carreira impressionante, Senna, conquistou 41 vitórias e três campeonatos mundiais – 1988, 1990 e 1991 –, sempre pela McLaren.

A temporada de 1994, que viria a tornar-se fatídica, era a primeira que piloto disputava ao volante de um Williams.

Homenagens

Escultura da luva de Ayrton Senna produzida pelo artista plástico Cainã Gartner — Foto: Divulgação/RF1

Neste sábado, dia 1º de maio de 2021, serão completados 27 anos do acidente de Ayrton Senna na Curva Tamburello, durante o GP de San Marino de 1994, em Imola. Para relembrar os feitos do tricampeão na Fórmula 1, a família do piloto, por meio da Senna Brands, empresa criada para gerenciar a marca do ídolo, que segue viva mesmo tantos anos após sua morte, preparou uma série de homenagens para marcar a data. Uma nova campanha com a hashtag #MundoSenna será iniciada com a exibição do vídeo emocionante "Acredite: vencer é possível".

Detalhe da escultura da luva de Ayrton Senna produzida pelo artista plástico Cainã Gartner — Foto: Divulgação/RF1

Também será revelada uma luva produzida com madeira pelo artista plástico Cainã Gartner em homenagem ao piloto. A Luva Senna Victory celebra as 41 vitórias do brasileiro na F1. A tiragem será limitada de apenas 41 unidades e o lançamento, em pré-venda, será neste sábado. O projeto será apresentado neste sábado, às 14h (de Brasília), nos perfis de Ayrton Senna nas mídias sociais. Na live, o público conhecerá o processo criativo do artista e ainda ver, em primeira mão, um exemplar da luva.

O detalhe da luva usada por Senna, costurada e remendada para o piloto não perder a sensibilidade — Foto: Norio Koike

- Ficamos impressionados com o trabalho exclusivo feito pelo Cainã, gostamos muito dessa homenagem feita ao Ayrton e tenho certeza que o público também vai aprovar. O meu tio deixou um legado pelo mundo e nessa data sempre lembramos as boas recordações que ele deixou para a nossa família e para todas as pessoas - disse Bianca Senna, sobrinha do piloto e CEO da Senna Brands.

A data foi escolhida justamente para homenagear os 27 anos do legado de Ayrton Senna e a família será representada na live pela compositora musical e artista visual Paula Senna Lalli, sobrinha do tricampeão. Reconhecido pelo seu trabalho com réplicas em madeira para o mundo esportivo, Cainã promete surpreender os fãs do piloto.

- Eu me sinto muito feliz em transformar, mais uma vez, o legado do Senna em arte. Tenho certeza que com esse trabalho, o primeiro de uma campanha especial em parceria com a Senna Brands. Iremos emocionar os fãs e ainda eternizar essa trajetória ímpar por meio da arte, passando de geração em geração - disse Cainã.

As obras serão comercializadas através do site cainastore.com.br e do www.sennashop.com.br e parte do valor das vendas será revertida para os projetos do Instituto Ayrton Senna. Os 30 anos do tricampeonato mundial de Ayrton Senna serão comemorados em 2021, que foi conquistado em outubro de 1991 no GP do Japão, em Suzuka. Ao longo do ano estão sendo realizadas várias homenagens às conquistas do piloto nas redes sociais e no site oficial do tricampeão.


Lewis Hamilton publica montagem em que aparece ao lado de Ayrton Senna


Lewis Hamilton promoveu um grande alvoroço entre os fãs brasileiros de automobilismo na manhã deste sábado nas redes sociais. O hexacampeão da Fórmula 1 publicou uma fotomontagem em sua conta no Instagram em que aparece ao lado do ídolo Ayrton Senna, falecido em 1994. Na legenda, o britânico escreveu em inglês "If only...", que significaria em tradução livre "E se...?". Mais de 200 mil pessoas curtiram o post em menos de uma hora.

Uma homenagem a Senna não é novidade na carreira de Lewis Hamilton. O piloto britânico é fã declarado do brasileiro e, inclusive, usa o capacete nas cores verde e amarelo justamente em homenagem ao seu maior ídolo.

A foto utilizada para fazer a montagem foi originalmente tirada em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, em 1989, no fim de semana do GP do Brasil na ocasião. Nela, Senna aparecia ao lado de Alain Prost, seu então companheiro na McLaren.