segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Wladimir Garotinho aciona justiça para iniciar transição em Campos dos Goytacazes


Wladimir Garotinho, vencedor da última eleição, em Campos, entrou com ação judicial, com pedido de liminar, para dar início a transição com o governo Rafael Diniz e o juiz Rodrigo Pinheiro Rebouças deu 72 horas para que a prefeitura se manifeste.

Wladimir quer garantir o acesso a documentos e balancetes da administração. Entretanto, o prefeito Rafael declarou publicamente que prefere aguardar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em relação a validação da chapa que obteve maioria dos votos, marcada para a próxima quinta-feira (10).

No processo apreciado pela 4ª Vara Cível, Wladimir alerta que se aproxima a data da posse, em 1º de janeiro, e que a falta de informações poderá provocar interrupção de serviços essenciais.

“Sem acesso às informações, as atividades essenciais desenvolvidas pelo Município podem sofrer interrupções, causando verdadeiro caos social, uma vez que o município é responsável pela totalidade das ações de saúde, educação, assistência social, limpeza e urbanismo, e pagamento de salários dos servidores que podem ser prejudicados”, destaca um trecho da ação.

Wladimir cita a nota técnica do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) expedida para todos os municípios sob sua jurisdição, em que a Corte de Contas disciplina o processo de transição administrativa nos municípios. No documento, o TCE destaca que “a transparência e informação são elementos fundamentais de governança”.

Na decisão, o juiz declarou “a urgência e o relevante interesse público mencionados nas assertivas autorais impõem que esta integração à lide , para fins da análise da liminar, deve ser mais célere, aplicando-se analogicamente a lei”. Rafael deve se manifestar em 72 horas sobre o pedido liminar, segundo consta na decisão. ” Em seguida, independente de nova conclusão, dê-se vista ao Ministério Público. Diligencie-se com urgência “, finaliza o juiz.

Em nota, a Prefeitura de Campos informou que “aguarda apenas a definição pela Justiça Eleitoral para que possa iniciar o processo de transição, oficialmente, mas reuniões já vêm sendo realizadas e o levantamento dos dados está praticamente finalizado. Além disso, a Comissão de Transição já foi criada e dois ex-secretários de Saúde foram integrados ao Gabinete de Crise para o Enfrentamento ao COVID-19. Em relação ao questionamento sobre a ação, a Procuradoria Geral do Município informa que a Prefeitura não foi notificada até o momento”.

Com informações da assessoria