(Foto: Whatsapp | Parahybano) |
O primeiro dia do mês de março trouxe diversos problemas com as fortes chuvas seguidas de ventania. Quedas de árvores, alagamentos, destelhamento de casas, queda de palco e diversas solicitações de socorro de moradores. Ninguém ficou ferido.
De acordo com informações da Defesa Civil de São João da Barra, o volume de chuva que atingiu São João da Barra foi de 103,5 milímetros em cerca de 3 horas. Foram recebidas mais de 30 solicitações de moradores por conta das chuvas. O nível do rio Paraíba do Sul também subiu.
– Recebemos cerca de 30 solicitações dos moradores da Praça de São Benedito, Chatuba, rua João de Francisco de Almeida, Nova São João da Barra, Pontal, fundos do Balneário e Açu. Uma retroescavadeira está abrindo uma vala para escoar água que está represada na rua Minervina da Silva Pereira, no Pontal de Atafona -, destacou coordenador da Defesa Civil, Wellington Barreto, acrescentando que esse volume de chuva era esperado para três meses.
– A velocidade do vento foi de mais de 70 km/h, segundo informações da Defesa Civil Estadual – , concluiu Barreto.
O nível do rio Paraíba do Sul, em São João da Barra, segue subindo desde o início da manhã deste domingo, 1º de março.
A primeira medição, às 10h estava 5,65 metros mantendo até às 14h. Já às 16h o nível subiu para 5,75 metros e às 18h para 5,90 metros.
Segundo informações da do site Climatempo, a previsão continua nesta segunda-feira, 2, com 86% de chuva e mínima de 20ºC e máxima de 24ºC.
O boletim hidrometeorológico divulgado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), informa que o tempo continua instável no Rio de Janeiro devido à atuação da zona de convergência do Atlântico Sul sobre o estado. “O céu irá variar entre nublado e encoberto, com previsão de chuva fraca a moderada em todas as regiões hidrográficas, podendo chegar a forte nas regiões de Macaé, Rio das Ostras, Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana. Assim, os níveis dos rios monitorados podem vir a sofrer elevações significativas ao longo do dia. As temperaturas estarão em declínio”, informou o órgão.
A Enel Distribuição Rio informou que as fortes chuvas com ventos, que atingiram a região Norte do Estado nesta tarde, causaram danos à rede elétrica, interrompendo o fornecimento de energia para alguns clientes, principalmente, em Macaé e Campos.
A companhia acrescenta que reforçou as equipes de emergência para restabelecer o serviço a todos os clientes.
Fonte: Parahybano