quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Primeira Parada Iluminada de 2019 emociona o público em Petrópolis


Um espetáculo a céu aberto que transformou a Rua do Imperador, em pleno Centro Histórico, em passarela para contar a história de Natal desde o simbolismo religioso até Papai Noel e sua turma. A primeira Parada Iluminada desta edição do Natal Imperial, realizada na noite deste domingo (08.12), levou mais de 15 mil pessoas para assistir uma das principais atrações da festa – criada e produzida por petropolitanos. O desfile, que contou com carros alegóricos, fantasias, música e dança emocionou o público. A Parada Iluminada também acontece nos dois próximos domingos, dias 15 e 22 de dezembro.


Com cerca de 250 desfilantes, entre crianças e adultos, o lado par da Rua do Imperador recebeu animados papais e mamães noéis, fadas, duendes, árvores de Natal, presépio vivo, entre diversos outros personagens que simbolizam a celebração. A atração é um dos pontos altos de todo o evento e ajudou a atrair não só moradores da cidade para a festa, como também milhares de turistas. Só no domingo, 115 ônibus de turismo entraram na cidade, além de diversas vans.

“É um momento muito emocionante do Natal Imperial, principalmente para as crianças. O desfile este ano está ainda mais especial e encantou o público. Tivemos um domingo – assim como todo o fim de semana – lotado na cidade em função da festa. É um dos motivos pelos quais os eventos são muito importantes para a economia do município”, frisa o prefeito Bernardo Rossi.

Com fantasias e carros alegóricos novos, o desfile contou setores como a “Anunciação”, narrando o nascimento do menino Jesus, com anjos, estrelas, fadas e presépio vivo; o “simbolismo natalino”, com confeiteiros, soldadinhos, bonecas, a ala nova das árvores de Natal, e outros elementos desse período do ano; além do “Reino Encantado de Papai Noel” com, claro, a presença do bom velhinho em um trenzinho totalmente renovado, e da presença de seus ajudantes gnomos.

As amigas Marcia Valéria de Souza, professora, e Luzimar Vasconcellos, dona de casa, subiram a Serra para aproveitar o domingo em Petrópolis e disseram ter saído encantadas com a Parada Iluminada e com toda a decoração da cidade. “Eu estou achando maravilhoso. Tudo ótimo, o astral, tudo. Assistimos ao desfile, e estamos desde cedo na cidade. Viemos em um grupo, do Rio de Janeiro”, disse Marcia. “Passamos pelo Palácio de Cristal, pela Praça da Liberdade, Rua do Imperador. Gostamos”, completa Luzimar.

A Parada Iluminada vai contar com mais dois desfiles, que começam às 19h. Durante todo o domingo, o público pôde contar ainda com diversas atrações também na Praça da Liberdade e no Palácio de Cristal, como shows e atividades para as crianças. “O fim de semana foi muito movimentado na cidade e fechamos com chave de ouro com um desfile encantador”, frisa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Marcelo Florencio.

“É importante lembrar que termos o desfile nos domingos à noite é uma forma, também, de atrair turistas para que fiquem mais tempo na cidade. Muitos hóspedes que iriam embora no domingo acabam ficando mais uma diária para aproveitar toda a programação da festa”, explica o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.