quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Concessões de ferrovias e rodovias serão prioridades em 2019, diz secretário


Ferrovias e rodovias serão prioridade entre os projetos de concessão para a iniciativa privada do governo Bolsonaro em 2019, informou ao G1 o secretário especial da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Adalberto Vasconcelos.

Criado no governo de Michel Temer, o PPI ficará subordinado ao general Carlos Alberto dos Santos Cruz, ministro-chefe da Secretaria de Governo, que decidiu manter Adalberto na chefia do programa.

“A prioridade agora é ferrovias e rodovias. E estaremos com o BNDES como parceiro do PPI para estruturar projetos", disse o secretário em entrevista ao G1, em que adiantou também que novos projetos estão sendo selecionados para entrarem no programa.

"A carteira vai ser ampliada. Já estamos trabalhando numa próxima reunião do conselho do PPI para fevereiro", acrescentou.

Atualmente, são 70 projetos qualificados e listados na carteira do PPI, com previsão de investimentos da ordem de R$ 113,6 bilhões. Entre eles, 12 no setor ferroviários, 8 no rodoviário, 17 no aeroportuário, 22 no portuário, além da privatização de estatais como a Eletrobras, Casa da Moeda e CeasaMinas.

A Ferrovia Norte-Sul, cujo projeto vem sendo anunciado desde o governo Dilma Rousseff, tem leilão marcado para o dia 28 de março, e será o primeiro no setor em 11 anos.

Na área de rodovias, o projeto mais avançado para o ano é o da BR-264-365/MG-GO. "Já está em aprovação por parte do Tribunal de Contas da União", destacou o secretário. No ano passado, o único leilão de estrada federal foi o da Rodovia de Integração do Sul.

Mudanças em estudo

Entre as mudanças e inovações em análise, Vasconcelos confirmou a informação publicada pelo jornal "Valor Econômico" de que o governo Bolsonaro avalia a cobrança de outorga nas relicitações de rodovias cujos contratos estão chegando ao fim, como é o caso da Nova Dutra (Rio-São Paulo), da Concer (Rio-Juiz de Fora) e da CRT (Rio-Teresópolis).