terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Santo Amaro: Turismo religioso movimenta a Baixada Campista


O turismo religioso - segmento de mercado que se difere dos demais, porque tem como motivação fundamental a fé - é hoje a terceira maior vertente de potencial econômico do mundo e, especialmente, na Baixada Campista, cresce a cada ano. Prova disso são as duas maiores festas naquela região, as tradicionais de Santo Amaro no dia 15 e de São Sebastião no dia 20, também deste mês.O município ainda conta com uma importante e tradicional festa religiosa, a do Santíssimo Salvador, padroeiro de Campos, em seis de agosto.


De acordo com o diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Hans Muylaert, as últimas informações da Associação de Hotéis, Pousada e Comércio da praia de Farol de São Tomé são de que a demanda na praia campista, que já estava em torno de 90%, cresceu ainda mais neste final de semana, o que ele atribui às festas da Baixada Campista.Leia mais: Tudo pronto para a 286ª Festa de Santo Amaro, padroeiro da Baixada Campista.


- São duas festas tradicionais em uma semana, a de Santo Amaro, que recebe romeiros e devotos de todo o país, além de São Sebastião, também muito concorrida. Em função desse aumento crescente do turismo religioso é que o prefeito Rafael Diniz tem se dedicado a fomentar ainda mais o setor – acrescenta Hans Muylaert.


Este ano, somente no distrito de Santo Amaro, foram disponibilizadas pela prefeitura para os ambulantes cadastrados, 70 barracas 3X3, sendo 30 destinadas à atividade de artesanato e 40 para venda de bebidas e alimentos. Um dos moradores antigos do distrito e voluntário das festas, Fernando Teles, acrescenta que a previsão é de 80 a 100 barracas participando da festa que começou neste domingo (12) e se estende até dia 15. De Quissamã, são esperados 20 ônibus com romeiros. 


Mais uma vez este ano será realizado o Caminho de Santo Amaro, com saída dos romeiros da Praça São Salvador, percorrendo várias localidades e distritos, até chegar a Santo Amaro. Neste percurso, alguns ambulantes também, aproveitam para vender água, café, entre outros, fortalecendo assim a economia de muitas pessoas.


CAMINHO DE SANTO AMARO – Início na Praça de São Salvador (Catedral Diocesana); Donana (Capela de Nossa Senhora do Rosário); Goitacazes (Igreja de São Gonçalo); Campo Limpo (Igreja Nossa Senhora do Rosário); Santo Amaro (Igreja de Santo Amaro), entre outras.





Fonte: Supcom