Mostrando postagens com marcador Trabalho Escravo no Porto do Açu. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Trabalho Escravo no Porto do Açu. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

APÓS 7 ANOS, PORTO DO AÇU FICA PRONTO EM ABRIL

(Foto: Divulgação)
São João da Barra, RJ - Considerado por muitos um sonho megalomaníaco do empresário Eike Batista, o Porto do Açu é um projeto que impressiona.

Sete anos e R$ 3,9 bilhões depois do início da obra pela antiga LLX, hoje Prumo Logística, a infraestrutura portuária básica do porto em São João da Barra, norte fluminense, recebe os últimos reparos até abril.

Os dois terminais foram inaugurados no fim de 2014, com o primeiro embarque de minério e a primeira operação comercial.

Apesar do avanço, transformar a área de 90 quilômetros quadrados - maior que a ilha de Manhattan, em Nova York - em complexo industrial ainda é um desafio.

Há duas semanas, quando o jornal O Estado de S. Paulo visitou o local, caminhões faziam fila para transportar pedras usadas no revestimento do canal do porto.

Os últimos blocos gigantes de concreto feitos pelas espanholas Acciona e FCC - de um total de 89 - estavam sendo assentados no fundo do mar.

A americana Edison Chouest, do segmento marítimo, cravava as primeiras estacas para a construção de sua base de apoio no Terminal 2, que abriga empresas da cadeia de óleo e gás.

A área molhada do Terminal Multicargas está pronta. A Prumo busca contratos para movimentar ali contêineres e cargas de bauxita e coque a partir do terceiro trimestre.

Seis mil pessoas, segundo a Prumo, trabalham nas obras do Porto ou de algumas das nove empresas instaladas no local. Juntas, considerando o aporte da própria Prumo, elas já investiram R$ 6,2 bilhões no complexo.

E ainda há muito o que fazer, porque só 10% do Açu estão ocupados. Atrair investimentos tornou-se uma missão ainda mais difícil com a economia em marcha lenta, a crise do petróleo e da Petrobrás. O cenário pode dificultar os planos da EIG Global Energy Partners, dona do Açu desde 2013, para o projeto.

Em entrevista ao jornal O Estado, depois de comprar o ativo de Eike Batista, o presidente da companhia americana, Blair Thomas, disse que o porto era a joia da coroa do grupo X, graças à localização privilegiada: "O Açu será o ‘hub’ logístico para o desenvolvimento do pré-sal".

A perspectiva se mantém, mas o prazo de desenvolvimento do pré-sal pode ser mais lento que o desejável, atrasando os planos da Prumo de ter um fluxo de caixa positivo em dois anos.




Fonte: Exame

sexta-feira, 27 de junho de 2014

TRABALHADORES DO PORTO DO AÇU FAZEM MANIFESTAÇÃO E FECHAM ESTRADA

(Foto: Ralph Braz)
Três empresas que prestam serviço para o Porto do Açu fizeram uma manifestação na manhã desta sexta-feira (26 de junho) na estrada que dá acesso ao complexo portuário de São João da Barra.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria e Construção Civil de Campos (Sticoncimo), ao todo, cerca de 400 trabalhadores das empresas FCC-Tarrio, Acciona e Armatek reivindicam melhores condições de trabalho, salários que estariam atrasados, além de outros direitos.

Por meio de nota, a empresa FCC-Tarrio informou que "foi um movimento que nasceu dentro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e que a diretoria foi pega totalmente de surpresa, pois não havia chegado nenhuma reclamação. Ficamos sabendo hoje que existe uma pauta de reivindicação, mas ainda não sabemos do que se trata. Por isto, na próxima segunda-feira (30 de junho), às 9h, no Porto do Açu, iremos nos reunir com membros da Cipa para discutir estas reivindicações".

Há um grande congestionamento de ônibus e caminhões por causa da manifestação.



Fonte: Terceira Via