Mostrando postagens com marcador Marco Oddone. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Marco Oddone. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 6 de março de 2015

MARCO ODDONE REÚNE FOTOS DOS COTIDIANO PARA CELEBRAR OS 172 ANOS DE PETRÓPOLIS


Trinta fotografias que retratam aspectos de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, compõem a exposição 'O Cotidiano', inaugurada na manhã desta sexta-feira (6) no Centro Cultural Estação Nogueira (CCEN). A mostra revela percepções e ângulos diferenciados da rotina petropolitana clicados pelo fotógrafo Marco Oddone como uma forma de homenagear a Cidade Imperial, que completa 172 anos no próximo dia 16 de março.

A exposição traz uma visão pessoal do fotógrafo carioca, que há três anos atua como fotojornalista em um veículo impresso do município serrano. Segundo ele, a inspiração partiu de aspectos intrigantes da cidade, como a plástica, a arquitetura e a bela atmosfera que ele denomina de “Euro Petrópolis”, e observa entre uma foto e outra durante o trabalho.



“Quando saio da redação para fazer uma matéria, vou com o foco pré-determinado e logo que consigo atingir o objetivo, meu olhar se volta para situações e locais que minha retina detecta. Assim, vou fazendo parte do meu material pessoal”, conta.

Cenas, natureza, ângulos de contruções e os elementos dentro dessas cenas atraem as lentes da câmera de Oddone, que deixa a própria inspiração comandar os cliques.

“Tudo depende do momento e da conexão do fotógrafo com esse momento”, pontua. As 30 imagens em preto e branco compõem um vasto acervo do profissional, divulgado na sua página da rede social. Em grande parte das imagens expostas na mostra, Oddone foca as particularidades do Centro Histórico.

A mostra 'O Cotidiano' tem entrada franca e ficará em cartaz até o dia 29 de março. A visitação pode ser feita de segunda-feira a sábado, das 9h às 17h. Nos domingos e feriados o espaço funciona das 9h às 13h. A classificação é livre. O CCEN fica na Avenida Leopoldina nº 317, na Praça de Nogueira.





Fonte: G1

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

COMÉRCIO DE PETRÓPOLIS PASSA ABRIR AOS DOMINGOS

(Foto: Petronews)

Moradores e turistas poderão ir às compras também aos domingos a partir do dia 3 de novembro em Petrópolis, Região Serrana do Rio. O objetivo é incrementar as vendas de Natal, bem como o turismo de compras. A decisão foi tomada em assembleia realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio) nesta terça-feira (22). A medida também é uma reação à negativa dos comerciários, que vêm recusando sucessivamente as propostas feitas pelos patrões para a abertura das lojas nos feriados.

No Dia de Nossa Senhora Aparecida (12), que caiu em um sábado e quando é comemorado também o Dia das Crianças, as perdas foram calculadas em R$ 20 milhões. Segundo o presidente do Sicomércio, Marcelo Fiorini, a abertura aos domingos, que é permitida pela Lei Federal 11.603/2007, é uma chance de evitar este tipo de prejuízo. “Tivemos um ano complicado para o comércio na cidade e já que não conseguimos um acordo com os funcionários, optamos por abrir aos domingos. Dessa forma, os lojistas não têm nenhum ônus (o patrão não precisa fazer pagamentos extras, devendo apenas respeitar a quantidade de folgas semanais)”, afirma Marcelo, lembrando que já há um grupo grande e bem articulado de empresários favoráveis à medida. “Agora vamos mobilizar o restante dos comerciantes”, explica o presidente do sindicato patronal, ressaltando que são cerca de 5 mil lojas localizadas no 1º distrito.

(Foto: Marco Oddone)

Para o Sindicato dos Comerciários de Petrópolis, a notícia não é boa, porém, a decisão será respeitada. “Sempre fomos contra a abertura aos domingos, por acreditar que se trata de um dia em que as pessoas querem descansar e ficar com suas famílias. Entretanto, é um sistema já usado em outros municípios e que é permitido por lei, desde que as folgas sejam respeitadas”, destaca o presidente do sindicato, Ernane Correa Magalhães.

O primeiro dia de funcionamento do comércio aos domingos será 3 de novembro, dia seguinte ao feriado de Finados, quando a cidade deverá receber um grande número de turistas. O setor representa 20% do Produto Interno Bruto (PIB) da cidade, ou seja, quase R$ 5 bilhões, o que evidencia a importância da abertura das lojas nos fins de semana.

A novidade deverá ser estendida ainda para datas como os dias 1º e 2 de janeiro, além do Carnaval, com exceção da terça-feira. “São datas em que a cidade também registra um movimento significativo”, pontua o presidente do Sicomércio. No ano passado, a ocupação da rede hoteleira de sábado até a quarta-feira de cinzas ficou em 84% no primeiro distrito, conforme dados da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis. Calcula-se que mais de R$ 6 milhões tenham sido injetados na economia da cidade (considerando que cada turista gasta em média R$ 300 por dia e levando em conta a ocupação dos outros distritos). Com a abertura das lojas, a arrecadação deverá ser ainda maior.


Fonte: G1/ Secom PMP