sábado, 22 de março de 2025

Moradores solicitam retirada do Centro Pop no Parque Conselheiro Tomaz Coelho


Os moradores do Parque Conselheiro Tomaz Coelho, nas proximidades do Fórum de Campos e da Câmara dos Vereadores, estão reivindicando a retirada do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), localizado na Rua Baronesa da Lagoa Dourada. No abaixo-assinado, que já conta com 488 assinaturas, os moradores relatam um clima de medo e apreensão devido ao aumento de roubos, invasões, uso de drogas e brigas na região.

Érica Viana, responsável pelo requerimento, afirmou que a presença do equipamento municipal intensificou a insegurança na área. “O pedido é uma ferramenta essencial para dar consistência e fundamentação às notificações que pretendemos realizar às autoridades públicas. Ele serve como um registro coletivo da voz da comunidade e demonstra a urgência de soluções que equilibrem o bem-estar social com a segurança de todos”, declarou Érica



Maressa Pessanha, psicopedagoga e moradora do bairro há 33 anos, relatou que já presenciou pessoas defecando e mantendo relações sexuais nas calçadas. Ela também contou que sua casa foi invadida duas vezes em fevereiro. “Com base nas imagens, conseguimos identificar os responsáveis pelos furtos, que frequentavam o centro para as refeições”, complementou Maressa. Segundo ela, os casos foram registrados em boletins de ocorrência.

Em nota oficial, Secretaria Municipal Desenvolvimento Humano e Social, responsável pelo Centro Pop, afirmou que há previsão de mudança do centro de acolhimento da Rua Baronesa da Lagoa Dourada para outro endereço.

“Nosso objetivo com o abaixo-assinado não é criticar ou desmerecer o trabalho já realizado pela Prefeitura de Campos, mas sim unir forças com as autoridades para buscar alternativas que melhorem a convivência e o bem-estar de todos, incluindo as pessoas em situação de rua.”, concluiu Érika.

A Secretaria Municipal Desenvolvimento Humano e Social, em nota, explica a situação do Centro Pop do Parque Conselheiro Tomaz Coelho.

"Existe a previsão de mudança do endereço de funcionamento do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). A mudança será com o objetivo de se enquadrar ao Plano, já que foram realizados levantamento e diagnóstico dos prédios e espaços públicos ocupados para promover a integração de serviços e a economicidade", diz trecho da nota.