Maior município em extensão territorial do Estado do Rio de Janeiro e 5º mais populoso do RJ — segundo dados do IBGE (4.032,487 km² de área e população estimada de 483.540 pessoas) — Campos dos Goytacazes celebra no próximo dia 28 de março 190 anos da sua elevação de Vila de São Salvador à categoria de cidade.
Na matéria especial desta edição, que antecede a data comemorativa, o J3News procurou a Prefeitura para saber o que há no planejamento da gestão municipal em relação a melhorias para Campos.
![]() |
Foto: Gabriel Carvalho |
O jornal fez também um levantamento das principais obras públicas anunciadas pelo governo Wladimir Garotinho (PP), mas a maioria permanece sem previsão de entrega à população.
Entre as obras sem data para conclusão (algumas sem previsão de início), estão pautas de interesse local, como o novo Mercado Municipal, o Parque Alberto Sampaio, as orlas de Guarus e do Centro, a construção de um novo terminal rodoviário central, os terminais de integração do transporte público e o Palácio da Cultura.
Se por um lado o município não cravou datas para a entrega de tais obras, garantiu que vão ser entregues a Nova UBS ampliada de Santo Eduardo, o novo Hospital Ferreira Machado, o Novo Hemocentro Regional, o Posto do Samu e a Nova Clínica do Rim, além de investimentos em Educação para localidades como Morro do Coco, Espírito Santinho, Ponta da Lama e IPS.
Em nota, a Prefeitura informou que encontra-se em debate a remodelação da Praça da República. “O projeto visa otimizar o espaço para melhor aproveitamento com o remanejamento da Feira Livre do Mercado Municipal para o local e espaço para eventos públicos de cunho social e cultural”, diz o governo.
Novo Mercado Municipal
A Prefeitura abriu licitação no dia 30 de janeiro de 2024, para a construção do Complexo Comercial dos Feirantes na centenária Praça da República. De acordo com a publicação em Diário Oficial, a construção da Nova Feira de Campos tem valor previsto de R$ 18.994.039,00. O projeto prevê a construção de uma ampla estrutura contendo 5.450 metros quadrados com 381 baias para feira livre, mais 68 para peixaria, 13 pontos de açougue e outros sete de restaurante, além de uma praça de alimentação externa e estacionamento. Porém, desde então não houve atualização da gestão municipal sobre o andamento do processo.
Foto: Ralph Braz | Pense Diferente |
Palácio da Cultura
Em setembro de 2024, a reportagem do Jornal observou cenário de obras no local e uma placa, sinalizando orçamento de R$ 2,9 milhões para os serviços. Questionada, a gestão municipal afirmou à época que as atividades tinham a previsão de serem finalizadas em maio de 2025. Dois meses depois do questionamento do J3, em novembro do ano passado, a Prefeitura divulgou uma matéria falando sobre reforma geral no prédio histórico. Foram anunciadas intervenções diversas em todas as instalações internas, tanto no subsolo como no pavimento térreo, incluindo o antigo local da Biblioteca Nilo Peçanha. Desde então, não houve uma atualização sobre o andamento das obras.
Parque Alberto Sampaio
![]() |
Foto: Ralph Braz | Pense Diferente |
Em janeiro de 2023, tivemos acesso ao projeto de restauração do parque. O plano dava conta de que o espaço se tornaria o Novo Complexo Alberto Sampaio, sendo reformado e administrado por meio de uma parceria público-privada, entre a Prefeitura, a Associação Evangélica de Campos e outras empresas privadas que integram o grupo Amigos de Campos. A intenção seria transformar o parque em uma área de convivência. Hoje, o Parque Alberto Sampaio funciona apenas como estacionamento privado e tem sua estrutura cada vez mais deteriorada com o tempo.
Por meio de nota, a Prefeitura afirmou que o projeto está em trâmite na Procuradoria Geral do Município. “O parque abrigará eventos sociais e religiosos da cidade. Outro espaço no mesmo local será destinado para entidades ligadas ao meio artístico da cidade para eventos culturais”.

Shopping Estrada
Espera antiga e pauta constante nas reportagens nos sites locais, a reforma do terminal rodoviário do Shopping Estrada teve licitação aberta em março deste ano. De acordo com o Município, o projeto prevê a reforma geral do espaço, com obras que vão reestruturar e modernizar as instalações do terminal Interestadual de ônibus, incluindo a construção de uma nova fachada. Ainda segundo o município, vão ser reformados os banheiros, fraldário, as instalações hidráulicas, elétricas, de esgoto e o sistema de iluminação, além de uma superestrutura para a nova cobertura. Não há previsão para o início das obras.
Terminais de integração do transporte
Em janeiro, o presidente do IMTT, Álvaro Oliveira, visitou as instalações da Estação de Integração da Baixada Campista, em Donana. Durante a visita, ele informou que estava realizando um levantamento das obras das três unidades e que a empresa responsável pela execução dos investimentos deu a previsão de entrega dos equipamentos ainda no primeiro semestre de 2025. O J3 apurou que as situações das estações de Donana e do Setor Norte, no Parque Canaã, estão avançadas. Por outro lado, a estação Sul, de Ururaí, está em fase de obras da estrutura metálica.
Porém, o presidente do IMTT adiantou que a entrega das estações será apenas uma parte da composição do sistema. “O início da operação de todo o sistema dependerá da bilhetagem, que se encontra na fase licitatória”, declarou.
![]() |
Foto: Silvana Rust |
Mais projetos previstos pela Prefeitura
A Prefeitura não respondeu sobre o status atual das obras do Palácio da Cultura. Mas, falou sobre as obras do projeto Bairro Legal e também sobre novos investimentos nas áreas de Educação, Saúde, Esporte e Lazer, bem como a revitalização do Centro. Não há data prevista para conclusão destes novos investimentos.
![]() |
Foto: Ralph Braz | Pense Diferente |
História
Em 28 de março de 1835, a Vila de São Salvador foi elevada à categoria de cidade. Por força de lei municipal, esta é a data em que Campos comemora o seu aniversário. Mas, há outras datas documentadas que poderiam ser celebradas no município, como a fundação da Vila de São Salvador, em 29 de 1677. A historiadora Rafaela Machado destaca o que levou a data a ser tão significativa, a ponto de representar o aniversário da cidade:
“É interessante pensarmos no significado histórico do dia 28 de março, considerada a data de aniversário da cidade. Após a transferência da Corte portuguesa para o Brasil em 1808, e após a independência em 1822, Campos passou a figurar como centro político e econômico da Região Norte Fluminense. Portanto, a construção de uma cidade com ares de modernidade era condição para uma participação ativa nas decisões políticas e econômicas do Estado, inclusive com pretensões de sediar a capital fluminense. A notícia sobre a elevação da vila à cidade foi lida em sessão de 12 de maio daquele ano da Câmara Municipal. Na ocasião, o presidente daquela Casa de Leis, o padre Manoel Jozé Pereira Brados, leu uma carta enviada pelo presidente de Província em que constava a Lei Provincial de 28 de Março de 1835, que dizia em seu artigo 2º: ‘Ficam igualmente elevadas à categoria de Cidade a Vila de São Salvador dos Campos, com a denominação de Cidade de Campos dos Goitacazes”, detalha.
Fonte: J3 news