Pedestres e ciclistas que utilizam o Circuito de Lazer da Barão do Rio Branco reivindicam mais sinalização e fiscalização frequente ao longo do percurso. Eles temem riscos de acidentes devido ao excesso de velocidade dos motoristas e ao estacionamento irregular dentro da área destinada ao lazer.
Uma das principais solicitações dos usuários é a instalação de mais placas de sinalização, pois há preocupação com a possibilidade de acidentes causados pela alta velocidade dos veículos. “É urgente a implementação de medidas para a redução da velocidade dos automóveis”, afirmou Isabelle Guedes.
Atualmente, a Avenida Barão do Rio Branco conta com uma faixa destinada aos pedestres que, aos domingos, se transforma em circuito de lazer, No entanto, frequentadores relatam que um equipamento de ginástica foi instalado no lado esquerdo da via, próximo às margens do rio, sem sinalização adequada para alertar os motoristas sobre a possível travessia de pedestres, o que pode representar um risco.
Além da melhoria na sinalização, os usuários pedem maior fiscalização durante o horário de funcionamento do circuito. “Também precisamos de fiscalização mais frequente, principalmente para coibir o excesso de velocidade e o estacionamento irregular na ciclofaixa, que ainda ocorre em alguns pontos já conhecidos pela CPTrans”, comentou um dos frequentadores.
Procurada para comentar sobre as demandas por mais sinalização e fiscalização no circuito, a Prefeitura de Petrópolis não respondeu até o fechamento desta edição.