segunda-feira, 24 de março de 2025

Moradores de Água Preta em SJB apontam envenenamento e maus-tratos aos animais


Em São João da Barra, os moradores da localidade de Água Preta apontaram casos de envenenamento e maus-tratos contra animais. Cachorros e gatos têm sido alvos dos crimes. Segundo o relato de moradores, os animais teriam sido espancados na região e veneno teria sido dado para os bichos em geral.

Segundo o site Radar SJB, dois novos casos foram registrados: um gato foi encontrado envenenado na manhã desse domingo (23) e outro animal teria sido atingido por um tiro de espingarda de chumbinho. Os moradores relataram preocupação e tentam identificar a motivação e os responsáveis por esses crimes.

Maus-tratos contra animais são considerados crimes, com previsão de pena de até cinco anos de prisão de acordo com a Lei 9.605/98, agravada pela Lei Sansão (14.064/20) para casos de violência contra cães e gatos.

A comunidade segue pedindo providências e reforçou ainda a importância de denunciar qualquer ato de crueldade às autoridades competentes. A Folha entrou em contato com a Prefeitura de São João da Barra para saber se o Núcleo de Controle de de Zoonoses (NCZ) foi acionado e o que será feito quanto a situação, mas ainda aguarda retorno.





Fonte: Radar SJB | Folha da Manhã