sábado, 26 de outubro de 2024

Petrópolis define neste domingo (27) os rumos para os próximos quatro anos


Os rumos de Petrópolis nos próximos quatro anos serão definidos neste domingo (27/10). Hingo Hammes (PP) e Yuri (Psol) se enfrentam no segundo turno das eleições municipais. Eles foram os mais votados na primeira etapa da disputa eleitoral, realizada três semanas atrás.

O candidato do PP ficou próximo de obter mais da metade dos votos e ser eleito já no primeiro turno. Ele recebeu 78.734 votos, o que representou 49,96% dos válidos. Já o candidato do Psol foi a escolha de 28.001 eleitores, o que representa 17,77% dos válidos.


Agora, a disputa recomeça do zero: aquele que atingir mais de 50% dos votos vai tomar posse em 1º de janeiro de 2025 como novo prefeito de Petrópolis para um mandato que vai até 31 de dezembro de 2028.
Petrópolis é uma das 51 cidades em todo Brasil que voltam às urnas neste domingo. Entre essas cidades estão 15 capitais - no estado do Rio, também há segundo turno em Niterói. Em todo país, são quase 34 milhões de eleitores aptos a votar. Entre os candidatos, há 87 homens e 15 mulheres concorrendo.



Votação igual ao primeiro turno

Em relação ao esquema de votação, o segundo turno será igual ao primeiro. Os 245.177 eleitores de Petrópolis devem comparecer às urnas entre 08h e 17h. Em Petrópolis, são 801 seções em 123 locais de votação.
No total, 900 urnas estarão em uso, sendo uma por seção e o restante para contingência em caso de necessidade de substituição ao longo do domingo.


Na urna, basta digitar o número do candidato a prefeito e depois, o botão verde "confirma". É permitido levar uma "colinha" de papel, mas é proibido ir até a urna com celular. Caso o eleitor erre a digitação dos números, basta apertar a tecla laranja "corrige" e reiniciar a digitação. É possível votar em "branco", apertando a tecla de mesma cor seguida da tecla "confirma". O mesmo vale para anular, em que o eleitor pode digitar números aleatórios seguido de "confirma".

Para este segundo turno, novamente estão escalados para trabalhar 3.218 mesários. Há três semanas, 79 deles faltaram.



Documentos

Não é necessário levar o título de eleitor para votar, basta apresentar um documento de identificação oficial com foto, como carteira de identidade (RG), passaporte, habilitação (CNH) e carteira de trabalho. Também é possível votar apresentando o e-Título, mas assim como no primeiro turno, é preciso fazer o download do aplicativo (disponível para smartphones com sistema operacional Android e iOS) até este sábado (26) - não será possível baixar o aplicativo no dia da votação.

Vale lembrar que a apresentação do documento é necessária mesmo com a identificação biométrica. No primeiro turno, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) iniciou a validação de informações biométricas colhidas pelo Detran.RJ. Antes da eleição municipal, Petrópolis tinha 62,29% do eleitorado já cadastrado com biometria e 37,71% ainda pendente.

O título de eleitor físico e a versão eletrônica do documento podem ser usados pelo eleitor para encontrar a seção onde vai votar.


Justificativa

Outra utilidade do e-Título é a possibilidade de apresentar a justificativa em caso de ausência. Também será possível justificar a ausência ao longo do domingo de forma presencial: o TRE-RJ vai disponibilizar Mesa Receptora de Justificativa em cidades com mais 100 mil habitantes no estado, como é o caso da capital, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Campos dos Goytacazes, Volta Redonda, Angra dos Reis, Rio das Ostras, Maricá, entre outras.

O prazo para justificar a ausência é de 60 dias após cada turno. No caso do primeiro turno, segundo TRE-RJ, foram 11.525 justificativas apresentadas em Petrópolis.


Transporte público gratuito, trânsito e outras informações

Assim como no primeiro turno, os eleitores de Petrópolis terão gratuidade para usar o transporte público no deslocamento de casa para as seções eleitorais. A gratuidade vale de 07h às 18h, ou seja, de uma hora antes até uma hora depois do horário de votação. As empresas que fazem parte do sistema de transporte público do município vão operar com a frota total disponibilizada em dias úteis.

Em relação ao trânsito, a Rua Nilo Peçanha, no Centro, terá mão única no sentido Av. Imperatriz, das 05h às 18h. Os ônibus que utilizam o Bosque do Imperador terão alteração no sentido bairro, acessando as ruas Nilo Peçanha, Imperatriz e Av. Ipiranga. No sentido Centro, o itinerário permanece inalterado. A feira livre do Alto da Serra será transferida para a Rua Visconde de Souza Franco, e vai funcionar entre 07h e 14h.

Os serviços de urgência e emergência de saúde - UPAs de Cascatinha, Centro e Itaipava, Hospital Alcides Carneiro (HAC), Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE), Pronto Socorro do Alto da Serra, Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) de Pedro do Rio e Posse - terão funcionamento normal.

No domingo, estarão abertos o Parque Cremerie (08h às 18h), o Parque Natural Municipal Padre Quinha (8h30 às 17h) e o Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes (07h às 18h).

Os polos de moda das ruas Teresa, 16 de Março e do Imperador terão funcionamento facultativo no domingo e o do Bingen estará fechado. A Feirinha de Itaipava funcionará das 10h às 17h.

A Catedral São Pedro de Alcântara estará aberta no domingo das 13h às 17h, com missas às 09h30, 11h e 18h30. O Museu de Cera e o Orquidário Binot ficarão abertos das 10h às 18h. Já o Trono de Fátima estará aberto das 09h às 18h. Confira o funcionamento dos outros pontos turísticos tanto no domingo quanto na segunda-feira (28), quando será comemorado o Dia do Servidor Público.

A Enel informou que elaborou um plano especial de operação para assegurar a continuidade do fornecimento de energia na cidade de Petrópolis durante o segundo turno. Esse trabalho conta com um esquema especial e reforçado para atender os locais de votação do município, mantendo equipes e geradores em pontos estratégicos próximos aos locais de votação, que podem ser acionados em caso de emergência para garantir o retorno rápido do fornecimento de energia e sequência da votação. O número de funcionários que atuarão em campo para agilizar eventuais atendimentos foi reforçado.

A Polícia Militar destacou que terá efetivo de 219 agentes que atuarão já a partir deste sábado (26), fazendo a escolta para o transporte das urnas para as seções eleitorais. Polícia Civil e Corpo de Bombeiros também estarão de prontidão.